Categorias
Sua mente

Como Ter Uma Vida Simples, Uma Vida Melhor Para Você

Conheça alguns passos para que você tenha uma vida simples, mais leve, uma vida melhor para você e todos que convivem com você.

Conheça alguns passos para que você tenha uma vida simples, mais leve, uma vida melhor para você e todos que convivem com você.

1. Defina e escreva suas prioridades

Todos nós temos uma longa lista de coisas que queremos fazer, tentar, experimentar e concluir. Este lista longa se torna complicada e não nos leva a uma vida simples. Selecione de 4 a 5. Faça isso agora: crie uma lista com aquilo que é mais importante para você. Por exemplo: passar mais tempo com sua família, escrever, ler e praticar corrida.

Baseie sua vida em torno destes itens, por agora. Você sempre pode mudar esta lista, no momento que quiser, conforme suas prioridades mudarem. A mensagem é: saiba o caminho que está percorrendo e não tenha medo de parar, pensar e mudar a direção.

2. Reduza seus compromissos

Existe algo que você faz todo dia ou toda semana que não está nesta lista? É possível você não fazer este algo? Se sim, livre-se dele para ter uma vida simples. Lembre-se que você tem que criar a vida simples que deseja, não a complicada que outros impõe. Ao se livrar de um compromisso que não é essencial, você está se dando mais tempo para aquilo que realmente importa. Aquilo que realmente importa para você. Coloque suas prioridades em primeiro lugar.

3. Simplifique sua lista de tarefas

Da mesma forma que o anterior, mas em menor nível, o que poderia ser retirado da sua lista de tarefas agora? Algo que não precisa ser feito de imediato ou não tão importante. Algo que pode ser postergado sem impacto. Sua lista de atividades deve ser priorizada, não acumulada. Reduza as mais importantes em até 3 por dia, de forma que você não se preocupe com o restante até a manhã seguinte. Simplifique.

4. Dedique a si um período off-line

Se você está sempre on-line, este é um passo essencial. Tire uma hora para si em que você esteja desconectado: sem Internet, sem e-mail, sem WhatsApp, sem Twitter, sem celular. Use seu computador para escrever algo, para desenhar algo, mas não conectado à Internet. Use este tempo para focar em algo que você goste muito, mas que não seja on-line. Use este tempo para relaxar e ter uma vida simples.

5. Crie seu dia perfeito

Como ele seria? Neste dia, o que faria ao acordar, como seria durante seu horário comercial? Você teria tempo para se exercitar, praticar esportes, relaxar, ter algum hobby ou ler? E as pessoas que você ama, estariam incluídas neste dia? Liste tudo o que você faria neste dia perfeito e simplifique listando somente as mais importantes.

Esta lista deve ser a sua inspiração e objetivo para tornar o seu dia-a-dia cada vez melhor. Se você conseguir aplicar tudo de imediato, ótimo. Se não, não se preocupe. Tenha em mente que sabendo aonde se quer chegar é que caminhamos na direção certa. Inspire-se com esta lista.

6. Crie um ambiente agradável, de bem estar

Sendo minimalista ou não, a dica aqui é que você tenha para si um ambiente que lhe agrade e que lhe passe um sentimento de bem estar. Você pode investir de 15 a 20 minutos por dia para isso. Comece devagar, mas mude o ambiente de forma a lhe agradar. Retire o que não lhe traz um bom sentimento. Mude para si. Você pode pegar uma manhã do final de semana e focar em trazer para a sua casa, o seu quarto, o seu ambiente de trabalho, ou qualquer lugar que você conviva, um ambiente melhor. E melhor para você.

A próxima dica não é exatamente um passo, mas um modo de enxergar as coisas: aproveite, divirta-se e curta o processo de simplificar a sua vida! O saboroso não é o objetivo concluído, mas o caminho até alcançá-lo.

Artigo originalmente publicado no site ZenHabits, de Leo Babauta. Tradução e adaptação por Viva mais verde!

2 respostas em “Como Ter Uma Vida Simples, Uma Vida Melhor Para Você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *