Se ame

Se ame

Se ame…

Esta é uma história real. Seu nome não importa, mas ela passou a vida inteira abrindo mão de si mesma para fazer a vontade dos outros. Hoje ela está no começo dos seus sessenta anos e, apesar de possuir filhos crescidos, bem sucedidos, além de netos lindos em pleno crescimento, ela se sente sozinha.

A relação do casamento que proporcionou estes frutos terminou há uma década. Desde então, ela tentou outros relacionamentos, mas nenhum que durasse o suficiente para ser realmente chamado de relacionamento. E assim ela segue dia após dia, com um sentimento de solidão que um filho, um neto, não consegue suprir. Ela não está sozinha, mas ela se sente sozinha.

Se ame…

Na casa de um de seus filhos, logo após o término de uma nova e outra vez curta relação, ela estava com a diarista, uma pessoa simples e alegre. Seu semblante era triste, muito triste. “Você exala tristeza”, disse a diarista. “Eu sei…”, respondeu ela. “Quem é a pessoa mais importante na sua vida?”, perguntou a diarista com um voz serena, forte, de dicção perfeita e português exemplar. Espantada com a repentina mudança no tom e na forma de falar, ela respondeu “Meus filhos, meus netos, meu ex…”. “NÃO”, disse com ênfase a diarista, “VOCÊ é a pessoa mais importante da sua vida”. E então a mulher de semblante triste desatou a chorar, pois reconheceu que nunca antes tinha se colocado desta forma.

Se ame…

Por várias vezes achamos que viver bem é fazer o bem, custe o que custar. Confundimos caridade com falta de respeito próprio. Deixamos de nos proteger, de nos cuidar e de olhar pra dentro. Esquecemos do amor próprio, da nossa valorização, da nossa auto-estima. O bem, feito por quem se ama, será muito mais amplo e acolhedor. O amor dado por quem se ama será muito mais forte e sincero.

O primeiro passo de se viver bem é se amar. É  olhar no espelho e ver alguém que você admira. É saber que sempre haverá pontos a serem corrigidos e não entrar em desespero, mas sim se motivar. É saber que 90% da vida é composta de momentos onde somos testados e aceitar de bom coração.

Se ame…

Lembre-se sempre: você é o início de qualquer caminhada, você é a pessoa mais importante da sua vida.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!