Chuvas: Faça sua parte e evite transtornos e problemas

Chuvas

São tristes as notícias que surgem todos os anos durante o período de chuvas e que assolam o país: alagamentos, prejuízos, mortes…

Todas as cidades pecam na falta de planejamento para algo que acontece todos os anos: as chuvas. Com maior ou menor intensidade, o fato é que todo ano é da mesma forma. Faltam medidas de infra-estrutura, um descaso que se torna inconcebível por ser natural e recorrente.

Por mais que a responsabilidade por ações preventivas seja do Governo Municipal, Estadual e Federal, o cidadão deve fazer a sua parte. Se nos preocupamos com o bem estar dentro de nossas residências, devemos nos preocupar fora dela também.

Compilamos neste artigo algumas ações que cada um de nós pode ter para contribuir no impacto das chuvas nas nossas cidades. Faça sua parte! Divulgue e contribua.

Ações simples e que evitam transtornos durante os períodos de chuvas:

1. Não jogar lixos nas ruas, córregos, rios, encostas e áreas verdes. Por menor que seja o objeto, o seu acúmulo é o grande responsável pelos alagamentos.

2. Manter limpos quintais e bueiros para que a água da chuva possa escoar com facilidade.

3. Manter ralos e calhas desobstruídos.

4. Embalar o lixo de forma segura e colocá-lo em locais altos, principalmente aqueles que trabalham no comércio e costumam deixar o lixo na rua.

5. Participar de grupos voluntários para manutenção da limpeza preventiva e na disseminação da educação ambiental.

6. Reduzir a quantidade de lixo produzida em sua residência e reciclar sempre que possível.

7. Manter áreas verdes em sua rua, condomínio e bairro, evitando a concretagem e permitindo que a terra absorva o excesso de água da chuva.

8. Evitar construções de qualquer tipo em encostas e morros. Todo trabalho nestas áreas deve ser feito com o aval e apoio da prefeitura da sua região.

Se cada um de nós fizer a sua parte, as chuvas serão abençoadas e bem vindas, não temidas e desrespeitadas.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!