Categorias
Nosso planeta Seu bolso Sua casa

Como economizar água: evite a falta e faça a sua parte

Mais que nunca, é fundamental que repensemos a nossa relação com a água, assumamos um novo comportamento de consumo e reflitamos sobre a maneira como ela é gerida pelas autoridades.

A escassez de água é preconizada há anos por autoridades da área ambiental. Atualmente, cerca de  40% da população mundial já enfrenta este problema. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, quase metade da população será afetada. Saiba como economizar água.

O que por muito tempo pareciam previsões catastróficas ou longínquas, hoje é a realidade de moradores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mais que nunca, é fundamental que repensemos a nossa relação com a água, assumamos um novo comportamento de consumo e reflitamos sobre a maneira como ela é gerida pelas autoridades.

Consumo acima da média

O nível de consumo de água do brasileiro é muito elevado. A média é de quase 200 litros por habitante diariamente: é um dos 12 maiores consumos per capita do planeta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa utilize 40 litros de água por dia para atender as suas necessidades de consumo e de higiene. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) não é tão restritiva: o órgão sugere um consumo per capita de 110 litros por dia. Mesmo assim, o Brasil ainda extrapola muito o nível ideal.

Mudança de hábitos

Atividades diárias fazem toda a diferença na preservação da água potável. Você pode ajudar, economizando na sua casa todos os dias. Veja como:

Uso da torneira

° Uma torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto! Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

° Uma torneira gotejando pode gastar 46 litros de água por dia ou 380 litros por mês! Feche bem as torneiras!

Acumule louça e roupa

° Uma máquina de lavar roupas de cinco quilos utiliza 135 litros de água por uso. Para que essa operação valha a pena, acumule roupas para lavar uma maior quantidade a cada vez. Se você precisar lavar apenas algumas peças, lave à mão. Nesse sistema, você pode lavar primeiro as menos sujas e reaproveitar a água para higienizar as próximas. Procure também aproveitar bastante a sua roupa antes de lavar. Com exceção de roupa íntima, algumas peças podem ser reutilizadas antes de irem para lavagem, como as calças!

° Quando for lavar a louça, passe a esponja e ensaboe com a torneira fechada. Depois, enxagüe tudo de uma vez. Se deixar a torneira aberta enquanto ensaboa, desperdiça até 105 litros de água! Procure também ser consciente no uso da louça. Acumule para lavar de uma vez só. Além disso, para lavar um copo, você vai usar dois copos de água. Tente usar o mesmo copo durante o dia, sempre que possível.

Mangueira = desperdício

° Uma mangueira desperdiça 280 litros de água em 15 minutos de uso. Prefira baldes para lavar a calçada. De preferência, limpe a calçada com uma vassoura. Você também pode armazenar a água da chuva ou da máquina de lavar roupa para isso: basta direcionar a mangueira de descarte para baldes para reaproveitar essa água.

° Utilize baldes d’água também para lavar o carro: com a mangueira, você poderá gastar até 560 litros de água em 30 minutos! Você também pode optar pelo uso de produtos que permitam a lavagem a seco.

Regue as plantas cedo

° Regue as plantas cedo pela manhã, para evitar que a água evapore logo. Normalmente, é possível gastar até 186 litros de água em 30 minutos nessa atividade. Reutilize a água da chuva ou a água do aquário, se tiver: ela está repleta de nitrogênio e fósforo, que são nutrientes que são aproveitados pelos vegetais.

Cuidado com vazamentos

° Aprenda a ler o hidrômetro para detectar possíveis vazamentos. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água por dia! Você pode estar com esse problema sem saber: na Grande São Paulo, quatro em cada dez vazamentos de água são invisíveis e indetectáveis, segundo a Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp). Portanto, faça a sua parte e economize água e dinheiro!

Pegue leve na descarga

° Existem hoje vasos sanitários que oferecem duas opções de descarga: de seis ou de três litros. A economia de água é de 40% na comparação com o sistema convencional.

° Não use o vaso sanitário como lixeira: se despejar papel higiênico ou bitucas de cigarro, por exemplo, vai desperdiçar muita água. Além disso, ainda correrá o risco de entupir o encanamento.

Economia no banho

° Diariamente, 80% do gasto total de água nas nossas casas ocorre no banheiro (pia, chuveiro e descarga). Para estimular a economia de água, a ONG SOS Mata Atlântica lançou em 2009 a campanha “xixi no banho”: com essa pequena atitude, você economiza uma descarga por dia, o equivalente a 12 litros de água.

° Cuidado com os banhos demorados! Um banho de ducha de 15 minutos gasta 135 litros de água (com o registro meio aberto). Isso representa mais que o recomendado pela ONU para todo o consumo diário por pessoa (110 litros). Feche o registro para se ensaboar. Assim, você reduz o tempo para cinco minutos e o gasto de água para 45 litros. Se você for tomar banho com um chuveiro elétrico, os mesmos 15 minutos gastarão 45 litros de água, com o registro meio aberto. Se você tomar o mesmo cuidado, o consumo de água cai para 15 litros!

Evite!

Planejamento, prevenção e mudança na cultura do consumo da água são as palavras-chave para evitar a escassez da água na sua cidade. Combater o desperdício no seu cotidiano é possível com atitudes simples, como fechar bem as torneiras e reutilizar água potável. Assim saberemos como economizar água.

Os setores produtivos devem fazer a sua parte, utilizando equipamentos e tecnologias que evitem desperdício e possibilitem o reaproveitamento da água. A agricultura, por exemplo, poderia utilizar técnicas mais eficientes de irrigação para evitar vazamentos. As plantações são o destino de 70% da água utilizada no mundo.

É importante também cobrar das autoridades, para que realizem investimentos na manutenção das redes de abastecimento, afim de evitar as perdas, e em novos sistemas de produção de água, para que os atuais não sejam sobrecarregados. Somente um conjunto de forças será capaz de evitar que a água fique indisponível ou que cidades inteiras fiquem desabastecidas ou com racionamento. Fique atento: esse é um problema de todos nós!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *