Como se manter motivado em época de crise?


Se você já foi muito ou pouco afetado pela crise, o importante mesmo é não cair no desespero e perder as esperanças, encontrando formas de estar motivado, não se deixando abater.

Já não é mais segredo para ninguém a crise que nós, brasileiros, estamos enfrentando e que assola todos os cantos do país. Alguns em maiores proporções, outros um pouco menos, mas o fato é que todo mundo consegue perceber onde em sua vida essa problemática do Brasil está afetando. Seja de ordem econômica ou política, a crise está mexendo nos negócios, nos bolsos e nos nervos de cada brasileiro.

As estatísticas realmente desmotivam e, segundo especialistas, a crise está longe de sofrer uma redução significativa. Ainda avançaremos em 2016 com a sombra da preocupação quanto aos passos que teremos que dar, principalmente de ordem financeira. Se você já foi muito ou pouco afetado pela crise, o importante mesmo é não cair no desespero e perder as esperanças, encontrando formas de estar motivado, não se deixando abater.

Com as notícias pesadas que recebemos via televisão, rádio e jornal, realmente é difícil segurar a ansiedade e o nervosismo frente ao que está por vir, uma vez que a probabilidade é que a situação piore ainda antes de dar uma guinada e começar a subir. Nos momentos de dificuldade é que precisamos encontrar um equilíbrio, uma motivação, e enxergar as situações sob outra perspectiva, pois não há mal que dure para sempre e, conforme um provérbio português: depois da tempestade vem a bonança.

Na maioria das vezes, o problema não é o problema de fato e sim a nossa atitude em relação ao problema.

Com a cabeça cheia de preocupações, a ansiedade trazendo palpitações, acabamos por deixar nossos pensamentos confusos e nublados, piorando ainda mais as situações em que nos encontramos. E, para falar a verdade, na maioria das vezes, o problema não é o problema de fato e sim a nossa atitude em relação ao problema, tornando o cenário mais turbulento do que realmente está. Por isso, há algumas práticas simples que funcionam para manter a calma, auxiliando em diversos quesitos, principalmente para enxergar com clareza os problemas e estar motivado para resolvê-los:

– Analise a sua situação: pare um momento e se coloque no centro da situação em que você se encontra atualmente. Veja se realmente as coisas estão tão ruins e, se estão, o próximo passo é começar a delinear um planejamento para que seja possível alcançar um controle e começar a amenizar os problemas. Na crise atual em que vivemos no país, o psiquismo no ar está denso, envolto em pensamentos de preocupação, angústias, incertezas. Por isso, quando enxergamos de forma mais clara a nossa real situação, podemos nos proteger e não se deixar envolver nesse mar revolto, deixando as coisas piores do que já estão.

– Foque no que você já tem: na grande maioria das vezes, nossos problemas, angústias e ansiedades começam porque estamos muito focados naquilo que não temos ainda, naquilo que queremos adquirir, transformando-se em uma bola de neve, pois, assim, jamais estaremos satisfeitos com o que temos. Quando focamos naquilo que já temos, no conforto e nas coisas boas que temos em nosso lar, passamos a viver mais no presente e, consequentemente, ter mais calma. Nesta época de crise, é importante realizar este exercício para que possamos regularizar nossa situação financeira e não adquirir bens que não sabemos se poderemos pagar mais para frente. Além disso, a gratidão é uma prática maravilhosa para trazer mais serenidade em nossa vida, auxiliando a termos uma atitude mais positiva frente às situações negativas.

Quando enfrentamos momentos difíceis, é importante nos empenharmos em tirar os aprendizados que essas situações podem nos trazer, resultando em um saldo positivo no fim das contas.

– Tire aprendizados importantes: a flor de lótus é muito cultuada no oriente pela representatividade de seu simbolismo, por ser uma bela flor que nasce das águas lodosas em busca da luz do sol. Isto é, mesmo em meio a um ambiente indesejável e feio, como a água lamacenta, ela encontra a sua beleza e emerge na superfície em busca do que realmente precisa. Quando enfrentamos momentos difíceis, é importante nos empenharmos em tirar os aprendizados que essas situações podem nos trazer, resultando em um saldo positivo no fim das contas. Se quisermos, podemos tirar um aprendizado de tudo que enfrentamos na vida, por isso, analise o que essa crise poderá trazer, não somente para si, mas para a nação como um todo, nem que seja a união e a capacidade de dar a volta por cima que o ser humano possui.

– Tenha controle: nos momentos conturbados, devemos ter controle sobre os problemas e não deixar que eles controlem a nossa vida. Assuma uma postura de maturidade frente a sua vida, a situação em que você se encontra, ao contrário de fazer um papel de vítima e deixar se abater com as dificuldades. Conforme já comentado acima no texto, não há mal que dure para sempre e logo após a tempestade podemos enxergar o sol novamente. Se precisar de ajuda nesse interim, encontre grupos ou profissionais que oferecem auxílio aos desequilíbrios que possamos estar enfrentando. O importante é não ficar parado.

– Tenha disciplina e organização: a maneira com que as pessoas têm sido mais impactadas pela crise no país é na área financeira, portanto o período é de estar consciente quanto às próprias movimentações que envolvem o seu dinheiro ou o dinheiro da sua família. Portanto, organize suas finanças, tenha disciplina em saber onde pode direcionar o seu dinheiro e onde não é necessário. Faça uma lista do que você precisa no momento e veja o que é mais urgente e o que pode esperar mais um pouco. Não gaste mais do que você recebe, evitando fazer dívidas extensas.

As crises, em seu aspecto positivo, sevem para um recomeço, uma reinvenção de maneiras, atitudes e formas de pensar.

Se a crise no Brasil afetou de forma leve a sua vida e as dicas acimas talvez não façam tanto sentido, aí é que entra a sua responsabilidade: não se coloque em uma ilha isolada, aproveite o momento e exerça a sua cidadania e ajude quem precisa, nem que seja dizendo uma palavra de conforto e de motivação para quem está passando por maiores dificuldades.

As crises, em seu aspecto positivo, sevem para um recomeço, uma reinvenção de maneiras, atitudes e formas de pensar. Portanto, entre no embalo também e ajude a construir um saldo positivo para quem precisa.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!