5 Aplicativos Para Cuidar das Suas Finanças Pessoais


Seis em cada dez famílias no país estão com a “corda no pescoço” entre cheques pré-datados, fatura do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, carnês no comércio, etc.

Cuidar das finanças pessoais, nossas e da nossa família, não é uma tarefa fácil. Exige autocontrole, disciplina e atenção redobrada para saber as entradas e saídas do nosso dinheiro. O ideal, sabemos, é que não gastemos mais do que recebemos, porém a má administração das finanças é prática comum entre os brasileiros e muitos estão perdendo o sono devido a um grande volume de dívidas que parece não ter fim.

Um exemplo dessa dificuldade está em um dado da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que no primeiro semestre de 2015 divulgou dados referentes ao endividamento das famílias brasileiras. Segundo o órgão, 61,6% das famílias no país possuem algum tipo de dívida, isto é, seis em cada dez está com a “corda no pescoço” entre cheques pré-datados, fatura do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, carnês no comércio, etc. Nesse emaranhado de contas no vermelho, o cartão de crédito aponta como o principal motivo dos endividamentos, estando presente em 75% das famílias. Em segundo lugar ficaram os carnês, com 16,9%, seguido de financiamento de carro, com 14%.

Com o avanço da tecnologia, que trouxe muitas facilidades para as pessoas, hoje há milhares de possibilidades que podem auxiliar os endividados a saírem do vermelho (ou a não entrarem nele). São os aplicativos para smartphones e tablets, que oferecem um ambiente de gerenciamento completo das finanças, com gráficos, categorias, avisos, comparações de períodos, etc. Gratuitos ou pagos, os aplicativos para Android e iOS permitem que as pessoas possam ter sua organização financeira em mãos, inclusive ao final de cada transação monetária. Isto é: comprou ou recebeu, acessa o aplicativo e lança a movimentação.

Os aplicativos permitem que as pessoas possam lançar metas, de acordo com cortes projetados, definindo a quantia de dinheiro que deverá ser gasta em determinadas categorias.

O gerenciamento financeiro pessoal nos aplicativos gera uma gama de benefícios, dentre eles ajudar as pessoas a perceberem exatamente onde os gastos estão sendo direcionados e já antever cortes possíveis. Além disso, os aplicativos permitem que as pessoas possam lançar metas, de acordo com cortes projetados, definindo a quantia de dinheiro que deverá ser gasta em determinadas categorias. Por exemplo: a pessoa percebe que gastou muito em supermercado, principalmente comprando alguns itens dispensáveis; portanto, para o próximo mês, ela poderá definir uma meta para o valor que a categoria supermercado deverá ter.

Saber onde o dinheiro está indo é importante para auxiliar na mudança de hábitos, pois ter disciplina e controle nas finanças não é simplesmente ter um aplicativo. Mas já é um começo. Portanto, abaixo listamos alguns dos melhores aplicativos disponíveis atualmente:

Finance

Aplicativo disponível tanto para Android quanto para iOS, é gratuito (exceto para iPad) e possui uma boa avaliação dos usuários. Com o aplicativo, é possível registrar as transações a partir de contas correntes, conta caixa e cartão de crédito. Ele permite o gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, cadastro das receitas e despesas mensais, sistema de notificações para contas a pagar e a receber, classificação das transações para melhor gerenciamento, etc. O Finance é completo para o controle das finanças, embora seja um pouco complexo pela linguagem financeira que possui. Porém, oferece suporte em português.

Finanças Pessoais

Está disponível, em português e inglês, somente para Android e é gratuito para a versão básica (versão Pro custa R$ 13,74). O gerenciador permite identificar receitas e despesas, já calculando o saldo mensal, apresentando as informações do mês na tela inicial. O Finanças Pessoais permite colocar metas e realizar orçamento mensal por categorias, além de gerar relatórios das despesas e receitas, inclusive das despesas parceladas. Também, oferta calendário para que as previsões de despesas sejam registradas e relatórios em formato de planilha. Um benefício deste aplicativo é a possibilidade de configuração para que seja enviado e-mail alertando sobre o vencimento das contas a serem pagas.

Minhas Economias

Aplicativo gratuito, em versão português, disponível para Android e iOS, com boa avaliação entre os usuários. Ele permite que o organizador faça seu controle financeiro a partir de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos, financiamentos, etc. A planilha de gastos completa pode ser sincronizada com a nuvem. O usuário pode verificar o saldo em todas as contas, analisar gráficos, categorizar as transações, receber alertas, cadastrar despesas e receitas, lançar parcelamentos, etc. O aplicativo permite, inclusive, um gerenciador de sonhos.

Money Care

Aplicativo brasileiro disponível nos idiomas português e inglês, que pode ser adquirido por U$ 2,99 ou R$ 7,50 na Apple Store e Play Store, respectivamente. Permite uma gestão simples e fácil das despesas pessoais e o usuário dispõe de uma série de relatórios para análise detalhada das movimentações por categoria, conta, mês, etc. O aplicativo possibilita a classificação das movimentações por categorias e sub-categorias com indicação por cores, além de apresentar contas pagas, não pagas e atrasadas. Todas as movimentações podem gerar relatórios por gráficos, disponíveis em formato de barra ou pizza. O usuário também pode programar alertas de vencimentos de contas a serem pagas.

Meu dinheiro

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS e permite o gerenciamento financeiro de forma ágil e completa. O usuário pode realizar o controle das suas finanças pessoais, da sua família ou, até mesmo, de sua pequena empresa. Permite o controle do orçamento com o registro de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, registro de várias contas bancárias, cartões de crédito, etc. Além disso, com o Meu Dinheiro, é possível estabelecer metas, lançar as movimentações por categorias e sub-categorias, solicitar lembretes por e-mail e gerar relatórios através de gráficos claros e detalhados.

Os aplicativos estão aí como um ótimo auxílio para quem quer organizar a sua vida financeira, mas eles sozinhos não fazem milagre. Antes disso, é preciso haver uma conscientização por parte da pessoa, pois gastar demais e se descontrolar nas compras têm relação com um desequilíbrio mental e emocional, gerando desordens psicológicas. Portanto, além de ter planilhas e gráficos com números no verde ou vermelho, a pessoa deve procurar entender e refletir por que está agindo dessa maneira, se não estará descontando nas compras algo que está em falta dentro de si mesma.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!