25 Lições Da Vida Para Viver Melhor

Viver melhor
Viver melhor

Sócrates, considerado como um dos fundadores da filosofia ocidental, foi nomeado como o homem mais sábio da terra pelo Oráculo de Delfos. Quando Sócrates ouviu que o oráculo tinha feito tal comentário, ele acreditava que era um erro.

Então Sócrates disse: “Só sei que nada sei”.

Como pode o homem mais inteligente da Terra não saber nada? Eu ouvi essa sabedoria paradoxal pela primeira vez pelo meu professor da escola, quando tinha 14 ou 15 anos. Esta frase teve um impacto tão grande em mim que eu a usei como minha principal estratégia de aprendizagem.

“Só sei que nada sei” significa, para mim, que você pode ser uma pessoa bem educada, mas, ainda assim, você não sabe nada. Você pode aprender com tudo e com todos.

Uma coisa que eu adoro mais do que aprender com os meus erros é aprender com os erros dos outros. Ao longo dos anos, eu fui abençoado por ter grandes mentores, professores, família e amigos que me ensinaram sobre a vida.

O que você vai encontrar abaixo é uma lista das coisas mais importantes que aprendi com outras pessoas e com a prática da leitura e que me fizeram viver melhor. Algumas das lições levaram muito tempo para entender, mas, se eu tivesse que aprender tudo sozinho, demoraria muito mais.

Podemos aprender várias coisas rapidamente, coisas que eventualmente esquecemos e que precisamos nos lembrar que já as aprendemos.

25 Lições Da Vida Para Viver Melhor:

  1. Lutar é bom
    Nunca diga “Eu não aguento mais.” Sempre diga “Pode vir!”.
  2. Não se queixe
    Queixar-se é o maior desperdício de tempo que existe. Ou você toma uma atitude para o que te incomoda, ou você se cala e segue em frente.
  3. Passe muito tempo com as pessoas que você ama
    Sua família e os seus melhores amigos são as pessoas que você ama. Se você não tem uma família, crie uma. A maioria das pessoas na vida são apenas visitantes. Família é para a vida.
  4. Não entre em um relacionamento se você não ama o outro
    Eu fiz isso mais de uma vez. Você meio que gosta de alguém e pensa: “Nós podemos tentar…” Mas não é uma boa ideia. Ou você ama, ou você não ama. Não se engane. Não é justo com você nem com a outra pessoa.
  5. Faça exercícios diariamente
    Eu não pratiquei isto até recentemente. Um corpo saudável é o lugar onde você tem que começar tudo na vida. Se você não pode construir um corpo saudável e forte, o que você pode construir na vida?
  6. Crie e mantenha um diário
    Não, ter um diário não é para crianças. Ele te ajuda a se tornar um melhor pensador e escritor.
  7. Pratique a gratidão
    Diga ‘obrigado’ a todos e a tudo. “Obrigado por este belo dia.” “Obrigado por seu e-mail.” “Obrigado por estar lá para mim.”
  8. Não se preocupe com o que as pessoas pensam
    Todos nós morreremos no final, você realmente acha que é importante dar valor ao que as pessoas pensam de você?
  9. Assuma mais riscos
    Não seja tão covarde.
  10. Escolha uma indústria, uma paixão, não um trabalho
    Se você quer se tornar bom em alguma coisa, você precisa passar anos e anos praticando. Você não pode fazer isso se pular de emprego em emprego. Escolha uma indústria que você ama e comece por baixo. Você vai encontrar o papel perfeito para você eventualmente.
  11. Lidere o caminho
    Quando você se encontrar em uma situação onde todos olham um para o outro, é hora para você liderar. Você será um líder quando você decidir se tornar um. Não há nenhuma iniciação ou título. Apenas uma decisão.
  12. Dinheiro não é importante
    Realmente não é, mas você tem que aprender a não se preocupar com o dinheiro. Não se torne dependente dos bens materiais que você possui, caso contrário, seus bens materiais vão possuir você.
  13. Seja legal
    Não significa que você deva ser bonzinho. Você pode ser alguém que não toma desaforos e ser uma boa pessoa. Só não insulte as pessoas, ache que você é melhor do que elas ou aja como um idiota.
  14. Aprenda a cada dia
    Você tem que treinar seu cérebro para ficar alerta. Você não tem que ler um livro por dia para aprender todos os dias. Aprenda com seus erros. Aprenda com as pessoas ao seu redor – esteja aberto para o que eles podem lhe ensinar.
  15. Descanse antes de você ficar cansado
    Mesmo se você amar seu trabalho e todo dia parecer ser um feriado, você precisa ter tempo para descansar. Você é um ser humano e não um androide, nunca se esqueça disso.
  16. Não julgue
    Só porque as pessoas fazem escolhas diferentes do que você, elas não são estúpidas. Além disso, você não sabe tudo sobre as pessoas, por isso não julgue-as. Ajude-as.
  17. Pense nos outros
    Basta estar atento, isto é tudo. Todos nós temos famílias, contas a pagar e os nossos próprios problemas. Não faça tudo ser sobre você mesmo.
  18. Faça sem esperar algo em troca
    Não tire vantagem. Você vai se tornar uma pessoa amarga se você fizer isso. Faça algo apenas pela a alegria de fazer. Se você receber algo em troca, ótimo, se não, ótimo também.
  19. Não há nenhuma linha de chegada
    Nós, como espécie, apenas existimos, apenas somos. Não tente querer saber tudo. Aproveite sua jornada.
  20. Desfrute das pequenas coisas
    Eu gosto de clichês porque eles são verdadeiros. Especialmente este.
  21. Não se leve a sério
    Sim, sim, você é um indivíduo, e as pessoas têm de levá-lo a sério, eu entendo. Mas, no final do dia, nós somos todos um bando de formigas que tentam perseguir as mesmas coisas. Seja leve.
  22. Não culpe as pessoas
    Qual o sentido? Você quer punir alguém? Também não se culpe – você é apenas humano.
  23. Crie algo
    Não deixe um legado, você não vai estar aqui para vê-lo de qualquer maneira, mas crie algo de bom para ser usado. Criar uma música, escrever um livro, construir uma mesa, qualquer coisa. Você vai se sentir bem consigo mesmo e ainda vai dar algo para as pessoas poderem usar.
  24. Nunca olhe para trás por muito tempo
    Refletir sobre o passado só é bom para uma coisa: Aprendizagem.
  25. Tenha atitude
    Não fique sentado, faça algo. Sem ação, não haverá nenhum resultado. Jamais.

Você pode achar que sabe muito. Pode até realmente saber muito. Mas, como Sócrates, você e eu não sabemos nada. Então nós temos que continuar aprendendo. E isto nos fará hoje viver melhor que ontem.

Este artigo foi publicado originalmente na dariusforoux.com por Darius Foroux. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!