Beber Água: Os 6 Benefícios À Saúde Que Você Talvez Não Sabia

Beber Água

Beber Água: Os 6 Benefícios À Saúde Que Você Talvez Não Sabia

É muito comum hoje em dia observar pessoas carregando garrafas de água em todos os lugares que vão. Na verdade, a água tornou-se a segunda bebida mais popular nos Estados Unidos, atrás somente dos refrigerantes. Mas os amantes da água tiveram um susto recentemente quando um novo relatório opinou que os benefícios de beber água potável podem ter sido um pouco exagerados. Aparentemente, aquela velha ideia de beber água em oito copos por dia nada mais era do que uma simples orientação, sem base em evidências científicas.

Mas não guarde a sua garrafa de água ainda! Embora seja provável que nós não precisamos beber oito copos de água por dia, há uma abundância de razões para continuar a beber água. Na verdade, a água potável (simples ou sob a forma de outros líquidos ou alimentos) é essencial para a sua saúde.

“Pense na água como um nutriente que seu corpo precisa, que está presente em líquidos, água pura e alimentos. Todos estes são essenciais diariamente para substituir a grande quantidade de água perdida todos os dias”, diz Joan Koelemay, nutricionista da Beverage Institute.

O médico Steven Guest concorda: “A perda de fluidos ocorre de forma contínua, a partir da evaporação pela pele, respiração, urina e fezes, e estas perdas devem ser substituídas diariamente para uma boa saúde”, diz ele.

Quando a ingestão de água não é proporcional ao que é perdido ao longo do dia, você pode ficar desidratado. As perdas de fluido são acentuadas em climas mais quentes, durante o exercício físico, em altas altitudes e em adultos mais velhos, cuja sensação de sede pode não ser tão percebida.

Aqui estão seis razões para se certificar de que você irá beber água ou outros líquidos todos os dias:

1. Beber água ajuda a manter o equilíbrio de fluidos corporais.

Seu corpo é composto de cerca de 60% de água. As funções destes fluidos corporais incluem a digestão, absorção de nutrientes, circulação, criação de saliva, o transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.

“Através da glândula pituitária posterior, seu cérebro se comunica com os seus rins e diz o quanto de água deve sair na urina ou guardar para reserva”, diz Steven Guest, que também é professor adjunto de medicina na Universidade de Stanford.

Quando você está com baixo nível de flúidos, o cérebro aciona os mecanismos da sede. E a menos que você esteja tomando medicamentos que te deixam sedento, diz Steven Guest, você deve ouvir o que o seu corpo pede e tomar um bom copo de água, suco, leite, café – qualquer líquido menos o álcool.

“O álcool interfere na comunicação com o cérebro e com os rins, provocando o excesso de excreção de líquidos e que pode levar à desidratação”, diz ele.

2. A água pode ajudar no controle de calorias.

Durante anos, beber muita água foi utilizada como uma estratégia para perda de peso. Embora a água não tenha qualquer efeito mágico para se perder peso, substituí-la por bebidas mais calóricas pode certamente ajudar.

Alimentos com alto teor de água tendem a ser maiores e o seu volume requer mais mastigação, fazendo com que ele seja absorvido mais lentamente pelo organismo. Isto ajuda a você a se sentir satisfeito e comer menos. Alimentos ricos em água incluem frutas, legumes, sopas à base de caldo de carne, farinha de aveia e feijão.

3. A água ajuda a dar energia aos músculos.

As células que não mantêm o seu equilíbrio de fluidos e eletrólitos murcham, o que pode resultar em fadiga muscular. “Quando as células musculares não têm quantidade adequada de líquidos, eles não funcionam tão bem e o desempenho pode ser ruim”, diz o médico Steven Guest.

Beber bastante líquidos é importante ao se exercitar. O recomendado é beber cerca de 500 ml (meio litro) de fluidos cerca de duas horas antes do exercício. Ao longo do exercício, o recomendado é beber fluidos em intervalos regulares para repor os líquidos perdidos pela transpiração.

4. A água ajuda a manter a pele com boa aparência.

Sua pele contém muita água e funciona como uma barreira de proteção para evitar a perda de fluidos em excesso.
“A desidratação faz com que sua pele fique mais seca e enrugada, o que pode ser melhorado com uma boa hidratação”, diz o dermatologista Kenneth Ellner. “Mas uma vez que você está adequadamente hidratado, os rins assumem e expelem o excesso de líquidos.”

5. A água ajuda os rins.

Os fluidos corporais transportam os resíduos para fora das células. A principal toxina do corpo humano é o nitrogênio uréico sanguineo, um resíduos solúvel em água que é capaz de passar pelos rins para ser expelido na urina, explica Steven Guest. “Seus rins fazem um excelente trabalho de limpeza e livram seu corpo de toxinas, desde que a sua ingestão de líquidos seja suficiente”, diz ele.

Quando você está recebendo uma quantidade suficiente de líquidos, a urina flui livremente, é de cor clara e livre de odor. Quando seu corpo não está recebendo uma quantidade suficiente de líquidos, a concentração da urina, cor e odor aumentam porque os rins armazenam água para as demais funções corporais.

Se você constantemente bebe pouca água, você tem maior risco de pedras nos rins, especialmente em lugares de clima quente.

6. A água ajuda a manter a função normal do intestino.

A hidratação adequada mantém tudo fluindo bem ao longo de seu trato gastrointestinal e previne a constipação (prisão de ventre). Quando você não ingere líquido suficiente, o cólon puxa água das fezes para manter a hidratação – e o resultado é a constipação (prisão de ventre).

“Uma quantidade adequada de líquidos e fibras é a combinação perfeita, porque as os  fluido transportam as fibras e agem como uma vassoura para manter seu intestino funcionando corretamente”, diz Joan Koelemay.

5 dicas para ajudá-lo a beber mais água

Se você acha que precisa beber mais água, aqui estão algumas dicas para aumentar a ingestão de líquidos e colher os benefícios:

  • Tome uma bebida com cada lanche e refeição.
  • Escolha bebidas que você gosta: você vai beber mais líquidos se você gostar do seu gosto.
  • Coma mais frutas e vegetais. Seu alto teor de água irá complementar a sua hidratação. Cerca de 20% da nossa ingestão de líquidos vem de alimentos.
  • Mantenha uma garrafa de água com você em seu carro, em sua mesa, ou em sua bolsa.
  • Escolha bebidas que atendam às suas necessidades individuais. Se você está cortando calorias, opte por bebidas não calóricas ou água.

Fonte: Why Drink More Water? Tradução e adaptação por Viva mais verde!

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!