Categorias
Sua casa

Casa Minimalista: 7 Dicas Para Transformar A Sua

Não há dúvida de que nós vivemos uma vida estressante, exigente e ocupada. Os vários prazos, tarefas e expectativas que temos no nosso dia a dia podem transformar uma vida cotidiana em uma vida caótica. É por isso que o nosso lar, nossa casa, deve ser o oposto deste caos.

Casa Minimalista: 7 Dicas Para Transformar A Sua

Não há dúvida de que nós vivemos uma vida estressante, exigente e ocupada. Os vários prazos, tarefas e expectativas que temos no nosso dia a dia podem transformar uma vida cotidiana em uma vida caótica.

É por isso que o nosso lar, nossa casa, deve ser o oposto deste caos. Nossa casa deve ser um refúgio de paz e tranquilidade. Um lugar onde podemos realmente deixar o stress para trás e viver com simplicidade. Todos nós temos diferentes estilos de decoração de ambientes, mas todos nós podemos aproveitar os benefícios de uma casa minimalista: ter menos coisas, menos posses, mais serenidade e organização.

Aqui está um guia de sete passos para alcançar uma casa minimalista, serena, que inspira paz e tranquilidade, rapidamente:

1. Seja crítico com os seus móveis

Muitas vezes, o que parece pequeno em uma loja pode ser desproporcionalmente enorme em sua casa e criar, rapidamente, um sentimento de aperto, de caos. Vá em cada quarto da sua casa e veja qual móvel realmente serve a um propósito ou se apenas está ocupando espaço. Por exemplo, se você tem várias cadeiras em sua sala de estar, mas apenas usa duas com frequência, considere doar ou guardar as outras.

2. Deixe suas bancadas e prateleiras limpas e organizadas

Nada faz uma casa parecer mais bagunçada do que bancadas e prateleiras cobertas de tranqueiras. Separe uma parte do armário ou estante, uma que não fique visível de preferência, onde você pode colocar chaves e outros itens soltos que normalmente acabam espalhados. O local ideal para isto é uma pequena caixa de armazenamento escondida dentro de um armário.

3. Repense seus utensílios de cozinha

A maioria de nós somos culpados de ter uma gaveta que está cheia até a borda com utensílios de cozinha, muitos dos quais nós nunca realmente usamos. Para evitar a desordem desnecessária de quatro colheres de madeira, 10 copos de medição e cinco conchas, classifique o que você tem e descarte ou guarde tudo o que esteja duplicado. Esta é uma maneira super fácil de reduzir a sua desorganização e o acúmulo de itens que não usamos.

4. Não tenha o dobro de tudo

Há uma boa chance de que uma vez que você comece a triagem das coisas que você tem ao olhar suas gavetas, armários e ambientes, você vai se deparar com muitos itens que você tem em dobro. Avalie se realmente você precisa do item adicional e doe-o, venda-o ou descarte de forma apropriada.

5. Limite a decoração

Com tantos acessórios de decoração bonitos à venda a preços razoáveis, é fácil se deixar levar e comprar um item de decoração para cada mesa, prateleira e quarto em sua casa. Mas, muitas vezes, decorando cada superfície da sua casa com uma planta, vela ou uma moldura com uma foto, você pode criar um sentimento de superlotação. Em vez disso, escolha poucos itens para  decorar a sua casa e deixe outros espaços vazios.

6. Simplifique suas cores

Se você já entrou em uma casa que é toda pintada em tons escuros ou tem uma mistura aleatória de cores, você provavelmente sentiu que isto não te levou a sentir relaxado. Se a sua decoração tem muitos itens de tons variados, tente equalizar um pouco as cores. Prefira tons neutros e deixe ao menos uma parede em cada quarto livre de quadros ou fotos.

7. Seja crítico com suas bugigangas

É fácil acumular pertences que rapidamente enchem os quartos e ocupam os espaços vazios. Mas tente se lembrar que um item de boa qualidade vale mais do que cinco de menor qualidade. Prefira sempre a qualidade sobre a quantidade, fazendo valer o seu dinheiro e garantindo que sua casa não ficará entulhada com bugigangas desnecessárias.

Fonte: Your 7-Step Guide To A Minimalist Home. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *