Categorias
Sua saúde

Comer Maçã: 10 Benefícios Comprovados Pela Ciência

Desde o início do século passado sabe-se dos benefícios de se comer maçã ao menos uma vez ao dia. Mas há ainda muitos outros motivos para incluir esta deliciosa fruta em sua alimentação diária.

Comer Maçã: 10 Benefícios Comprovados Pela Ciência

An apple a day keeps the doctor away (Comer maçã todo dia mantém o médico longe)

Esta é uma frase popular desde o início do século passado que representa a crença dos benefícios de se comer maçã ao menos uma vez ao dia. Como se sabe, os provérbios são simplórios, mas significativos. Há muitos motivos para incluir esta deliciosa fruta em sua alimentação diária.

Abaixo estão 10 benefícios à sua saúde e comprovados pela ciência que te farão querer comer maçã todos os dias:

1. Comer maçã reduz o colesterol

As maçãs são ricas em fibras alimentares e polifenóis (com benefícios semelhantes ao vinho tinto) que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Um estudo (em inglês) demonstrou que o colesterol LDL (o colesterol ruim) diminuiu 7 por cento em quatro semanas entre os participantes que estavam comendo maçãs inteiras, a sua polpa ou bebendo o suco natural. Entretanto, aumentou na mesma quantidade quando o suco não continha a polpa. Isto sugere que a fibra da maçã é responsável por abaixar o nível de colesterol.

2. Comer maçã reduz a pressão arterial

As maçãs foram estudadas em comparação ao espinafre em termos de impactos à saúde da artéria. Este estudo (em inglês) mostrou que tanto as maçãs quanto os espinafres melhoraram a saúde da artéria e abaixaram a pressão arterial sistólica . Não é possível dizer qual é o melhor, comer maçã ou espinafre, então o importante é incluir os dois na sua alimentação.

3. Comer maçã reduz o risco de diabetes

Em um estudo (em inglês) abrangente sobre o consumo de frutas e o risco de diabetes tipo 2, apenas frutas escuras e maçãs realmente reduziram o risco de desenvolver a doença em adultos.

4. Comer maçã reduz o envelhecimento arterial

Em um estudo (em inglês) analisando o cálcio arterial, cujos níveis podem eventualmente levar a doenças cardíacas, as maçãs foram associadas a um menor envelhecimento das artérias.

5. Comer maçã reduz o risco de câncer de pulmão

Dados (em inglês) mostram que um maior consumo de maçãs está associado a um menor risco de câncer no pulmão. Para os outros tipos de câncer, há uma sinalização, não comprovada ainda, de que a maçã também possui efeitos benéficos.

6. Comer maçã mantém nosso microbiota saudável

Uma avaliação (em inglês) recente indicou que a maçã passa pelo intestino delgado para fornecer fibra e nutrientes para o cólon, que pode melhorar nossa composição bacteriana e deixá-la mais saudável. A fibra das maçãs é um excelente prebiótico.

7. Comer maçã diminui as inflamações

Um estudo (em inglês) mostrou que as maçãs e, mais especificamente, a sua casca, contribuem para diminuir a incidência de inflamações.

8. Comer maçã diminui os níveis de dermatite infantil

As mães que consomem mais legumes e maçãs durante a gravidez podem ter filhos com menores taxas de dermatite, de acordo com este estudo (em inglês).

9. Comer maçã melhora a disfunção erétil

Uma maçã madura e suculenta, juntamente com legumes, pode ser útil para combater a disfunção erétil em homens, de acordo com uma pesquisa (em inglês) envolvendo diabéticos.

10. Comer maçã reduz problemas com asma

As maçãs são ricas em quercetina, que reduz as inflamações e pode resultar em menos problemas (em inglês) com asma e alergias.

Uma coisa para se lembrar sempre que for comer frutas: os pesticidas. Escolher maçãs orgânicas ajudará a evitar as altas concentrações típicas de pesticidas utilizadas em fazendas comerciais. Embora seja possível lavar e remover os pesticidas de frutas comerciais, é preciso lavar MUITO bem para se remover os pesticidas de forma satisfatória.

Fonte: 10 Scientifically Backed Health Reasons To Go Apple Picking ASAP. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *