Economizar Água: 15 Dicas Para Reduzir o Consumo em Sua Casa

Economizar Água

Economizar Água: 15 Dicas Para Reduzir o Consumo em Sua Casa

Temos visto nos noticiários que o crescimento populacional desenfreado, a falta de planejamento de utilização de recursos naturais do governo e as mudanças climáticas estão causando frequentes riscos de desabastecimento de água em diversas capitais do Brasil.

Economizar água virou, também, um dever do cidadão. Temos costumes de utilização da água que não são mais adequados aos tempos atuais. Não há mais abundância e a natureza não está dando conta de repor aquilo que estamos consumindo de forma irresponsável.

Nós podemos fazer a nossa parte dentro de nossas casas. Abaixo estão 15 dicas de como economizar água em diferentes aspectos das nossas casas:

Como economizar água no banheiro

1. Ao escovar os dentes

Certifique-se de fechar a torneira ao escovar os dentes. Esta é uma forma simples e eficiente de se economizar água. Se você escovar os dentes com a torneira fechada durante dois minutos, você vai economizar 12 litros de água.

2. Ao usar o vaso sanitário

Você pode instalar um mecanismo de descarga dupla no seu vaso sanitário (válvula dual flush). Ele permite que você tenha duas opções de descarga, sendo uma delas capaz de economizar água em até 50% do volume tradicional.

3. Ao tomar banho

Chuveiros usam uma grande quantidade de água em nossas casas. Ao reduzir o seu banho em apenas dois minutos, você vai ser capaz de economizar cerca de 16 litros de água.

4. Ao usar a banheira

Você pode economizar água ao usar o chuveiro em um banho rápido ao invés da banheira. Mas se você quer ter um banho de banheira e ainda assim economizar água, não encha a banheira por completo. Enchendo-a em 2/3 (ou pouco mais da metade da sua capacidade), você vai economizar, em média, 25 litros.

5. Ao usar a torneira

Aquele gotejamento da torneira, mesmo que uma gota em 1 minuto, pode significar alguns litros ao longo do dia. Arrumá-la pode ser rápido e barato. Você também pode utilizar um redutor de pressão, que faz com que a água saia mais agradável e ainda economiza vários litros.

Como economizar água na cozinha e área de serviço

6. Ao lavar a roupa

Só use a máquina de lavar roupa quando estiver  totalmente cheia. Você pode economizar 10 litros ao fazer isso. Se não for possível usar somente com a máquina cheia, sempre defina a quantidade de água que será utilizada de acordo com a quantidade de roupa a ser lavada.

7. Ao esquentar a água

Apenas encha sua panela ou chaleira com a quantidade que você realmente vai utilizar. Você não só vai economizar água, mas também gás de cozinha.

8. Ao lavar os vegetais e verduras

Quando você for lavar vegetais e verduras, use uma bacia em vez de deixar a torneira aberta. Você vai economizar 12 litros de água em apenas 2 minutos.

9. Ao trocar seus eletrodomésticos

Se você estiver pensando em trocar ou comprar uma máquina de lavar roupa ou louça, certifique-se obter um modelo que seja eficiente no consumo de água e energia.

10. Ao lavar a louça

Se você tem uma máquina de lavar louça, mas a quantidade de louça suja vai apenas ocupá-la pela metade, lave-as à mão em vez de usar a máquina. Você pode economizar 15 litros de água desta forma. E lembre-se de utilizar uma bacia ou a pia cheia para tirar o excesso de comida, não a água corrente.

11. Ao cozinhar

Certifique-se de que você está usando a panela do tamanho adequado quando cozinhar. Parece pouco, mas ao longo do ano isso represente centenas de litros economizados.

Como economizar água nas demais áreas da casa

12. Ao regar as plantas

Se sobrar água em seu copo ou garrafa, use-a para regar uma planta de casa. É importante também saber o quanto de água suas plantas realmente precisam. Muitas vezes, plantas de casa são regadas mais que o necessário, gastando mais água e ainda prejudicando a própria planta.

13. Ao cuidar dos vazamentos

Se você tem algum vazamento em sua casa, então é sua responsabilidade identificá-lo e arrumá-lo o quanto antes. Vazamento é uma água 100% desperdiçada. Pesa no meio ambiente e pesa no seu bolso.

14. Ao lavar seu carro

Usar uma mangueira para lavar seu carro pode desperdiçar uma grande quantidade de água. Ao utilizar um balde e esponja, você pode economizar até 150 litros! Se você reutilizar a água do banho, da pia ou da chuva, você vai economizar ainda mais.

15. Ao utilizar a piscina

Se você tem uma piscina, utilize uma cobertura ou proteção quando não a utilizar. Isto irá evitar que a água se evapore.

Fonte: Water Monitor. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!