Sorrir: Um Simples Hábito Que Pode Te Fazer Ser Uma Pessoa Melhor

Sorrir
Mona Lisa, por Leonardo da Vinci

Sorrir: Um Simples Hábito Que Pode Te Fazer Ser Uma Pessoa Melhor

Em seu livro, Felicidade, o monge budista, autor e ativista da paz Thich Nhat Hanh escreveu:

Quando vejo alguém sorrir, eu sei imediatamente que ele ou ela está exercendo e vivendo no momento presente.

Este sorriso, quantos artistas trabalharam arduamente para fazê-lo aparecer nos lábios de incontáveis estátuas e pinturas?

Tenho certeza que o mesmo sorriso deve ter aparecido nos rostos dos escultores e pintores enquanto trabalhavam em suas obras.

Você pode imaginar um pintor irritado, nervoso ou aborrecido dar à luz a um sorriso em sua obra?

O sorriso da Mona Lisa é leve, é apenas uma sugestão de um sorriso, na verdade.

No entanto, mesmo um sorriso singelo como este é suficiente para relaxar todos os músculos em nosso rosto, suficiente para banir todas as preocupações e o cansaço.

Um pequeno nascer de um sorriso em nossos lábios nutre a consciência e nos acalma milagrosamente. Ele nos devolve a paz que pensávamos que tínhamos perdido.

Sorrir: A ciência por trás dos sorrisos

Nós todos sabemos que quando nos sentimos felizes, nossa tendência é sorrir. Mas você sabia que isso funciona no sentido inverso, também?

Assim como o monge Hanh sugere, um sorriso singelo e sincero parece ter o poder de “banir todas as preocupações e o cansaço”.

Quando sorrimos, o sorriso nos faz sentir felizes.

Na comunidade científica, esta ideia surgiu ainda com Charles Darwin. Ele foi um dos primeiros a sugerir que as mudanças fisiológicas causadas por uma emoção tem um impacto direto sobre nós, ao invés de ser apenas a consequência dessa emoção.

Ou seja, como reagimos fisicamente a uma emoção inflencia o nosso estado de espírito.

Na ciência moderna, esta idéia é chamada de “A hipótese do feedback facial”, e afirma que:

“As expressões faciais não são apenas os resultados de nossas emoções, mas também são capazes de influenciar nossas emoções. Em outras palavras, o ato de sorrir pode realmente fazer você se sentir mais feliz.”

Os benefícios do sorriso

De acordo com o especialista em mudança de comportamento Mark Stibich, a pesquisa mostrou que sorrir pode:

  • Torná-lo mais atraente para os outros. Pessoas que sorriem nos atrai.
  • Aliviar o estresse. Sorrir pode reduzir o estresse, mesmo se você não estiver com vontade de sorrir ou nem perceber que está sorrindo.
  • Melhorar o seu humor. Um sorriso pode desencadear a liberação de neurotransmissores que melhoram o humor, como dopamina e serotonina.
  • Melhorar o humor dos outros. Como nós temos a tendência de imitar a expressão facial de quem está ao nosso redor, o seu sorriso pode fazer as pessoas perto de você também mais felizes.
  • Impulsionar o nosso sistema imunológico. O ato de sorrir te faz relaxar, o que ajuda o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficiente.
  • Baixar a pressão arterial. Quando você sorri, há uma redução considerável na sua pressão arterial.
  • Fazer você se sentir bem. Sorrir é um antidepressivo natural. Estudos têm demonstrado que sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais, além de serotonina, que faz você se sentir bem.

Dito tudo isto, você não precisa de uma razão para sorrir. O sorriso em si é razão suficiente.

A terapia do sorriso

Com todos estes benefícios em mente, devemos sorrir mais vezes em nossas vidas.

Eu sugiro criar uma terapia do sorriso com exercícios diários, tais como:

  • O alarme do sorriso: Quando o alarme tocar de manhã cedo, fique alguns minutos sorrindo. Seja grato por ter mais um dia no mundo.
  • A meditação do sorriso: Cada vez que você sentar para meditar, faça isso com um leve sorriso em seu rosto.
  • A caminhada do sorriso: Quando você sair de casa pela manhã, apareça ao mundo com um sorriso. Caminhe reconhecendo e agradecendo por tudo de bom que você tem em sua vida.
  • A saudação do sorriso: Quando você estiver prestes a encontrar um amigo, reflita sobre como você está feliz de ter esta pessoa em sua vida. Em seguida, encontre-o com um sorriso contagiante.
  • O telefone do sorriso: Cada vez que o telefone tocar, sorria antes de atender a ligação. A conversa será muito melhor.
  • A entrada do sorriso: Não importa como teu dia tenha sido, cumprimente sua família, amigos e animais de estimação com um sorriso quando chegar em casa.
  • O boa noite do sorriso: Passe os últimos minutos do seu dia sorrindo. Pense sobre o que aconteceu no teu dia e por quê. Adormeça com um sorriso em teu rosto.

É claro que estes são apenas alguns exemplos. Espero que eles possam te inspirar a criar outras terapias do sorriso.

Sorriso é a felicidade que está logo abaixo do teu nariz. – Tom Wilson

Continue a leitura

Recomendamos a continuação da sua leitura com a indicação de alguns livros escritos por Thich Nhat Hanh:

Fonte: The Simple Habit That Will Make You Happy Backed By Research, por Patrik Edblad. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

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