Buscar o sentido da vida, não a felicidade, é o que te faz viver melhor

Sentido da Vida

Buscar o sentido da vida, não a felicidade, é o que te faz viver melhor
Por Thomas Oppong

Você não se torna feliz perseguindo a felicidade. Você se torna feliz ao viver uma vida que significa algo.
Harold S. Kushner

Se você está se sentindo desmotivado, inseguro, sem objetivo ou não se sentindo bem seu trabalho atual, você não está sozinho. Há muitas pessoas no mesmo barco que você, sem saber o sentido da vida.

Tom Rath, um autor de livros sobre liderança e motivação, disse: “As probabilidades de se sentir completamente envolvido com seu trabalho aumentam em 250% se você trabalhar com projetos que tenham significado para você.”

Hoje, agora, é a melhor época para escolher fazer algo que realmente importa. Algo significativo para você, com sentido da vida. Aquilo que faz você criar um valor que significa muito para você. Algo que você possa compartilhar com o resto do mundo. Algo que você é capaz de fazer, mas continua adiando porque você acha que ainda não está preparado.

Mas você já tem tudo o que precisa. Ao menos tente. O mundo precisa de mais criadores, não de consumidores. Nunca foi tão fácil decidir ser responsável por seu próprio trabalho, ser responsável pela mudança que você mesmo espera.

O benefício mais importante de perseguir o trabalho que você tanto quer é a realização que ele traz. Quando você começa a fazer “o verdadeiro trabalho”, o trabalho que significa o mundo para você, tudo se encaixa. Você tem o sentido da vida.

A felicidade é a busca errada

Muitas pessoas têm uma ideia errada do que constitui a verdadeira felicidade. Não é alcançada através da satisfação dos desejos, mas através da fidelidade a um propósito digno.
Helen Keller

Muitas das ideias sobre felicidade são terrivelmente distorcidas. Na verdade, você não será tão feliz na vida como você espera mesmo se você ganhar uma promoção amanhã ou mesmo receber 20% de aumento de salário. Este não é o sentido da vida. Você ficará “contente” no curto prazo, mas no longo prazo, você não será necessariamente “feliz”. De acordo com estudos sobre motivação, duplicar sua renda só aumentaria a sua “felicidade” em 9%. Isso é triste.

Em uma pesquisa, Iris Mauss, psicóloga social da Universidade de Berkeley e que estuda as possíveis consequências negativas de se buscar a felicidade, descobriu que as pessoas que colocam um grande valor em ser feliz acabam tendo mais problemas de saúde mental incluindo, infelizmente, a depressão.

Quanto mais valor você colocar em sua própria felicidade, mais provável que você se sinta solitário. Não gaste seu tempo valioso procurando sua própria felicidade. Você vai acabar se sentindo mais superficial do que você pode imaginar.

Buscar o sentido da vida, no entanto, faz você se sentir bem consigo mesmo, porque você está perseguindo algo maior do que você. Algo que faz você criar valor. Quando você entender como você pode gerar valor, você vai dar significado até mesmo às menores coisas que você faz e vai conectar os pontos entre seus esforços e um propósito maior. As escolhas mais motivadoras passarão a ser aquelas que se alinham com o seu significado e o seu propósito.

Christine L. Carter, PHD e socióloga da Universidade de Berkeley, explica:

“Pesquisas convincentes indicam que a busca da felicidade (quando nossa definição de felicidade é sinônimo de prazer e gratificação fácil) não nos trará sentimentos mais profundos de realização, não nos permitirá viver da nossa melhor forma. Embora afirmemos que a busca da felicidade é nosso direito inalienável e o principal condutor da raça humana, nós, seres humanos, procuramos melhor a realização e o significado, dando às nossas vidas o sentimento de que importamos”.

Uma das melhores maneiras de obter satisfação como um funcionário é trabalhar em projetos você seja responsável desde o início. Se você tem a chance de ter mais iniciativas e de implementar suas próprias ideias, em vez de reagir às ações e ideias dos outros, suas chances de encontrar realização no trabalho podem dobrar. Para muitas pessoas, atuar em iniciativas dos outros acabam por ocupar mais o dia do que deveria.

Comece uma viagem que realmente importa

Os dois dias mais importantes na sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que descobriu o porquê.
Mark Twain

PORQUE você persegue algo é tão importante quanto O QUE você persegue. Comece algo maior do que você. Algo em que você realmente acredita. Sua busca deve ter significado para você. Um propósito alivia a dor das horas mais longas e lhe dá forças para enfrentar as falhas, necessárias em nossa vida de crescimento.

Muitos inovadores de nossa história iniciaram algo com a crença de que eles poderiam criar alguma coisa com significado, o que muitos não estão dispostos ou são capazes de fazer. E acho que eles encontraram satisfação mesmo no processo de criação, não importando o tamanho da busca.

Quando você procura um propósito, você abre espaço para a possibilidade. Ela desafia você e convida outros a ajudá-lo a buscar algo de maior significado para o resto do mundo.

Escolha ser autêntico. Deixe de lado quem você acha que deveria ser, abrace quem você realmente é e veja a mágica da busca intencional acontecer.

Encontrar (e fazer) o que te faz se sentir vivo muda tudo

Busque por algo tão importante que, mesmo se você falhar, o mundo estará melhor por você ter tentado.
Tim O’Reilly

O sentido da vida é encontrar e fazer as coisas que o fazem sorrir, rir e se soltar. Mesmo se você não tiver certeza ainda, passe para a fase de exploração e experimentação de sua vida e desfrute da viagem. Você não pode se forçar a encontrar o seu “porquê” amanhã ou no próximo mês – ou mesmo no ano que vem. Mas faça um esforço significativo na direção de seus sonhos, um passo a cada dia.

Viktor Frankl, um famoso médico austríaco, sugeriu três maneiras de encontrar significado em nossas vidas:

  1. Criar algo ou fazer uma boa ação
  2. Experimentar algo novo ou encontrar alguém
  3. Ter uma boa atitude em direção ao sofrimento inevitável.

Buscar o seu “porquê” muda tudo. Você não vai descobrir o trabalho da sua vida se ficar apenas se perguntando ou se preocupando com isso. E não vai cair no seu colo. Você vai descobri-lo ao agir, todos os dias.

Ao olhar e analisar o que está funcionando e o que não está funcionando em sua vida, você pode se alinhar com a paixão e o propósito. Ter clareza é o primeiro passo para criar uma vida que você ama.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!