Como Fazer Exercícios 312 Vezes Por Ano

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Como Fazer Exercícios 312 Vezes Por Ano
Por Darius Foroux e publicado originalmente no Medium.

Eu era um cara cansado, preguiçoso e com barriga de cerveja. Então eu decidi mudar. Descobri como fazer exercícios todos os dias. Conheça minha história.

Eu costumava ser um garoto gordinho. A maioria das pessoas achava que era bonito, mas perdi o controle quando cheguei na adolescência. Aos 15 anos eu pesava 105 quilos. Eu era gordo. Três anos depois, eu pesava 25 quilos a menos.

A verdade é que o excesso de peso é uma merda. E se você quiser mudar, você precisa de um motivo. Naquela idade, aos 18 anos, eu queria impressionar as garotas. Então eu perdi peso. Foi surpreendentemente simples quando eu coloquei minha mente focada no meu objetivo.

E eu fiquei em boa forma até terminar a faculdade, em 2010. Mas depois disso, voltei a ganhar peso. Eu comecei a trabalhar muito, viajar, beber, comer demais e, além disso tudo, eu exercitava muito irregularmente.

E há cerca de três anos eu era um cara de 27 anos cansado, sem foco e preguiçoso com uma barriga de cerveja. Então eu decidi mudar. E levei mais de dois anos para construir um hábito de como fazer exercícios de forma sólida e regular.

Por que você quer se exercitar todos os dias? Que tal para ter mais energia e foco? Ou se olhar no espelho e se sentir melhor? A lista de benefícios é enorme!

Exercícios diários trazem muitas coisas boas a você. Neste artigo, vou lhes dizer como eu construí uma rotina de como fazer exercícios todos os dias.

1. Tenha um objetivo.

Ok, vamos começar com o clichê. Mas isso é realmente muito importante. Quando eu era adolescente, eu queria impressionar as meninas. Três anos atrás, eu não tive que impressionar minha namorada, mas eu queria ter mais energia para ser mais produtivo.

Sem nenhum objetivo, não há nenhuma mudança.

Pode ser tão simples quanto: “Eu não quero ser aquela pessoa que está sem fôlego depois de três lances de escadas.”

Basta inventar algo e acreditar nisso. Se você quiser se exercitar diariamente e você não tem ideia do porquê, você vai achar que não vale a pena o esforço. E aí será o fim do seu hábito de exercício diário.

2. Exercícios DIÁRIOS.

Aqui foi onde eu errei antes. Normalmente a gente pensa em como fazer exercícios 2 ou 3 vezes por semana e acaba inventando alguma desculpa para não fazer exercícios naquele dia. Seu cérebro está constantemente tentando achar o melhor dia para fazer exercício.

“Devo ir na segunda, quarta e sexta? Que tal segunda, terça e sexta? Ou domingo, quarta e sexta?”

PARE.

Você vai todos os dias. Ai está. Eu resolvi esse problema para você. Agora você pode deixar seu cérebro se focar em coisas mais úteis  : )

Além disso, você não precisa acordar às 4 da manhã para se exercitar. Eu prefiro ir na mesma hora todos os dias. Para mim, o melhor horário é na hora do almoço.

Escolha um momento que seja o melhor para você e cumpra-o. É assim que você fará isto se tornar um hábito, é assim que você descobrirá como fazer exercícios da melhor forma para você.

3. Exercite-se em baixa intensidade.

Olha, estamos tentando construir um hábito diário de exercícios. Não estamos tentando nos tornar um modelo de revista. Estamos tentando trabalhar todos os dias para melhorar a qualidade de nossas vidas.

Você não tem que se matar toda vez que você ir à academia ou ir correr.

Demorei para perceber isso. Você pode se tornar apto e ficar bem fazendo exercícios de baixa intensidade todos os dias. Além disso, você tem menos chances de se machucar.

Eu tive sérios problemas nas costas desde os 16 anos. Eu joguei muitos esportes e trabalhei pesado por anos. Mas desde que eu passei a fazer exercícios todos os dias, incluindo fazendo alongamentos e movimentos de ioga, eu estou 98% livre de dor.

De vez em quando eu ainda forço a barra e faço exercícios mais pesados. Coloco pesos ??demais em meus agachamentos. E então eu vou correr no dia seguinte. Resultado? Dor nas costas.

Mas isso não acontece muito frequentemente porque eu quase nunca extrapolo meus limites. Quase nunca faço exercícios em 100% da minha capacidade. Eu não sou um atleta profissional ou um super-homem. Eu sou um ser humano normal que quer viver uma vida boa.

Está em dúvida sobre o que é um exercício de baixa intensidade? Faça pelo menos 30 minutos de algum exercício que faz você suar um pouco. Esse é exemplo que a maioria dos especialistas concorda como sendo baixa intensidade.

4. Consistentemente melhore sua força e resistência.

Eu aprendi que é muito mais produtivo exercitar moderadamente e aumentar sua força total e resistência de forma gradual. Não me interpretem mal: eu não estou dizendo que eu apenas vou para uma caminhada de 30 minutos todos os dias e pronto.

Meu objetivo é me tornar mais apto a cada dia. Minha referência é como eu era ano passado. Anteriormente, eu queria me tornar mais forte ou correr mais longe e mais rápido em semanas.

Conheça seu corpo. Aumente lentamente a intensidade a cada semana. Tenha em mente que você está se exercitando todos os dias. Você ainda vai se tornar mais forte e mais saudável. Tenha paciência e determinação.

5. Alimente-se de forma saudável.

Todos os meses as pessoas ficam obcecadas com dietas antigas que voltam do túmulo. Eu não me importo com elas. Acho que é tudo uma grande besteira (desculpem-me os nutricionistas). Muitas vezes trata-se apenas de dinheiro, mas tudo bem. Eu entendo que é um negócio.

Eu cresci na Holanda. A dieta holandesa é pão, queijo, leite, batatas, salsicha e manteiga de amendoim. E, no entanto, estamos muito saudáveis (este link é para um artigo em inglês onde um estudo demonstrou que os holandeses são o povo em melhor condição física da União Europeia).

Basta seguir o seu bom senso. Não coma um monte de gorduras saturadas, açúcares e comida processada/industrializada. E não beba álcool todos os dias.

O alimento é nosso combustível. E você só precisa de um número X de calorias por dia. Este X depende do seu sexo, sua idade e suas atividades diárias.

Saiba quantas calorias você queima.

Saiba quantas calorias você consome (há um aplicativo para celular em português chamado Myfitnesspal que é bem interessante).

Conheça a diferença entre boas e más calorias.

Não consuma mais calorias do que você queima.

E é isso. Nenhuma dieta complexa ou estranha é necessária.

Claro que há casos e casos de tolerância a alimentos e efeitos dos hormônios em nosso corpo. Converse sempre com seu médico se achar que algo não está normal.

6. Quebre a rotina uma vez por semana.

Então, seu objetivo é se exercitar todos os dias. Mas todos sabemos que isso não vai acontecer  : )

Este artigo não se chama como fazer exercícios 365 dias por ano por uma razão.

Somos humanos.

E os seres humanos precisam quebrar as regras de vez em quando. Nós não somos robôs. Às vezes precisamos assistir a alguma coisa no Netflix o dia inteiro. E também precisamos mergulhar em um pote de sorvete às vezes. Ou comer dois Big Macs em sequência.

Por quê? Porque nos faz bem. Apenas não faça disto um hábito. Caso contrário, você estará de volta ao modelo que não quer para si mesmo.

Mas mantenha o objetivo de se exercitar diariamente em sua mente. Porque se você planejar se exercitar 6 vezes por semana, você provavelmente irá ao menos 5 vezes.

7. Acompanhe o seu progresso.

Eu tenho uma planilha e toda segunda-feira eu a atualizo com a contagem de exercícios da minha semana anterior. No ano passado me exercitei 321 vezes.

Você não tem que fazer o mesmo. Basta encontrar uma maneira de acompanhar o quão bem você está indo. Tenha uma representação visual de quanto você tem se exercitado. Isto é muito motivador e mantém o ritmo.

Não levo a vida a sério, mas falo sério sobre minha saúde. Se for o seu objetivo se exercitar todos os dias, você pode conquistá-lo. Em média, as pessoas se exercitam 3 vezes por semana. Isto dá 156 dias por ano.

Mesmo se você pular um dia da semana, você terá se exercitado 312 vezes por ano: isto é o dobro da média.

Desafio

Com isso, eu desafio você a se juntar a mim no exercício diário. É uma das melhores estratégias para melhorar a sua qualidade de vida que você vai encontrar.

Comprometa-se com ele comentando abaixo. Porque uma vez que você disser que topa, você já estará a meio caminho do objetivo.

Agora você tem apenas que fazer.

Isso me lembrou algo: eu ainda não corri hoje.

Fui! (correr)

Sua vez.

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