4 Maneiras De Ficar Pra Cima Quando A Vida Te Puxar Pra Baixo

Maneiras De Ficar

4 Maneiras De Ficar Pra Cima Quando A Vida Te Puxar Pra Baixo
Por Marc Chernoff e publicado originalmente em Marc & Angel Hack Life

Eu estou cansado de toda ansiedade, negatividade e estresse. Muitas vezes minha mente é consumida com pensamentos implacáveis e cada músculo em meu corpo está cheio de tensão. Isso dói. Eu não quero mais me sentir assim. Eu não quero sentir como se estivesse em um constante turbilhão de exaustão. Eu não quero apenas sobreviver cada dia…

Acima foi o início de uma conversa de bate-papo no Skype que tive recentemente com um novo aluno. Eu estou compartilhando isto porque, usando palavras um pouco diferentes, eu já ouvi esta mesma mensagem de centenas de alunos na última década.

Você pode se identificar com ela? Até certo ponto, eu aposto que você pode. Às vezes a vida faz até mesmo o melhor de nós ficar de joelhos.

Eu caí em um profundo buraco de desespero em minha vida mais de uma vez. Olhando para trás nestes tempos difíceis, quando eu estava lutando para me reerguer, eu agora aprecio e reconheço quão poderosa nossa mente pode ser. Ela pode nos puxar para baixo ou nos erguer a qualquer momento. A forma como pensamos a respeito das coisas faz toda a diferença!

Sempre que eu estou treinando alguém que está com dificuldades, eu mudo o foco do que eles não querem para o que eles realmente querem. Eu os lembro que aquilo que você se concentrar em sua vida é o que irá crescer mais forte. Os lembro que o melhor momento para se concentrar no que é positivo e assumir a responsabilidade pela sua felicidade é quando você não se sente bem em fazer isso. Neste momento é que isso pode fazer a maior diferença.

Trata-se de aprender a pensar melhor para que você possa finalmente viver melhor.

A chave é entender que não importa o que aconteça, você pode escolher sua atitude e suas ações e que isso irá ditar praticamente tudo o que acontecerá a seguir. Verdadeiramente, a maior arma que temos contra o estresse é a nossa capacidade de escolher a nossa resposta. Treinar nossas mentes para aproveitar o melhor possível do que temos, mesmo quando não é o que esperávamos.

Mas como exatamente você pode trabalhar em sua resposta e manter sua atitude e ações em um estado positivo no calor do momento? Vamos dar uma olhada em algumas estratégias que realmente funcionam:

1. Crie espaço para respirar.

Sentimentos e emoções vêm e vão como nuvens em um dia nublado. A respiração consciente deve ser sua âncora.

Mantenha-se imóvel por um momento, respire fundo e libere sua mente de tudo o que está acontecendo dentro de sua cabeça e ao seu redor. Fazer isso cria espaço para uma mudança de estado, abre espaço para algo novo e positivo entrar.

Não diga que você não tem tempo para fazer uma pausa. Eu sei que você tem batalhas para lutar, inseguranças para superar, pessoas queridas para lidar e metas a alcançar, mas uma pausa momentânea de tudo é necessária. É perfeitamente saudável fazer uma pausa e deixar o mundo girar sem você enquanto se recompõe.

Você precisa completar o tanque. O seu tanque. Isso significa recuperar o fôlego, encontrar a solidão pacífica da sua mente, voltar sua atenção para dentro de si mesmo e se dar tempo para se recuperar do caos de nossas vidas.

2. Alivie a resistência.

Você pode se surpreender com a frequência com que você inconscientemente resiste à vida.

Se você avaliar o seu corpo e postura agora, eu aposto que você pode encontrar algum tipo de tensão. Para mim, muitas vezes é no meu pescoço, mas às vezes é nas minhas costas e ombros.

De onde vem essa tensão? Estamos resistindo a alguma coisa, talvez por estar irritado com alguém, frustrado com a vida, oprimido por todas as nossas obrigações ou simplesmente entediado. E nossa resistência mental cria uma tensão em nossos corpos e infelicidade em nossas vidas.

Muitas vezes recomendamos esta estratégia simples para os nossos alunos que estão lutando para aliviar-se de sua resistência e tensão:

  • Localize a tensão em seu corpo agora.
  • Observe o que você está resistindo e o que está te deixando tenso – pode ser uma situação ou uma pessoa que você está lidando ou evitando.
  • Relaxe a área tensa do seu corpo – respire profundamente e alongue-se.
  • Enfrente a situação ou a pessoa que está te deixando tensa, mas com um corpo e uma mente relaxados.

Repita esta prática quantas vezes forem necessárias. Enfrente o dia com menos tensão e mais presença. Mude seu modo de ser de luta e resistência para um de paz e aceitação.

3. Encontre a beleza por trás da dor.

Cada situação tem a sua beleza escondida se nós estivermos dispostos a nos abrir a ela. Por exemplo, mesmo quando eu lidei com a morte de entes queridos, descobri oportunidades para apreciar mais a vida, para apreciar a vida daqueles que perdemos e para apreciar o tempo inestimável que tivemos com eles.

Faço o meu melhor para ter esta mesma mentalidade em cada situação de vida difícil que encontro. Quando fico doente, é uma chance para descansar. Quando algum evento imprevisível adia um de meus projetos, passo mais tempo com minha família.

Eu escolhi encontrar beleza mesmo quando ela está enterrada sob problemas e sofrimento. Você pode fazer o mesmo.

4. Deixe ir e comece de novo.

Tudo na vida, cada situação e cada relacionamento, tem que chegar ao fim eventualmente. É importante apreciar e aceitar o final de uma era e seguir em frente quando algo chegou à sua conclusão inevitável. Deixar ir, virar a página, avançar, etc. Não importa como você chama, o que importa é que você deixe o passado onde ele pertence para que você possa fazer o melhor da vida que está atualmente disponível para ser vivida.

Este fim não é O FIM, é apenas a sua vida começando de novo de uma nova maneira. É um ponto em sua história onde um capítulo se desvincula do próximo.

E isso acontece constantemente. Está acontecendo agora.

Todos os dias, temos de aceitar o fato de que as coisas nunca voltarão a ser como elas costumavam ser e que esse final é realmente um novo começo. Este conceito pode ser difícil de se aceitar no início, mas é a verdade. A vida é uma eterna impermanência, uma eterna sequência. E é linda.

Isso significa que nada está realmente atrás de você. Isso significa que a vida começa sempre agora – AGORA – não amanhã ou no dia seguinte ou no próximo. E isso significa que você pode ter o novo começo que você quer quando quiser.

Portanto, seja humilde. Seja curioso. O mundo é sempre maior do que a visão que você acha que tem dele.

Neste exato instante há muito espaço para uma nova ideia, um novo passo… um novo começo!

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!