O Poder da Gratidão

Gratidão
CC0 License

O Poder da Gratidão
Por Charlie Ambler e publicado originalmente no Medium

Quando tomamos a decisão de sermos gratos, de termos gratidão, de vivermos com simplicidade e de amar o que é e não o que poderia ser, tornamos o mundo um lugar melhor.

A gratidão é essencial para uma vida de plena consciência e contentamento. A maioria de nós aprende isso somente por tentativa e erro. Nossa mente, que sempre está focada em adquirir e consumir, cada vez mais negligencia o que tem. Assim, a pessoa gananciosa vive em um estado perpétuo de inadequação. A mente que consegue redirecionar essa energia para dentro tem experiências diferentes e notáveis.

A verdade é: a gratidão é o inverso da ganância. Quando admiramos as pessoas ao nosso redor, nossa saúde e nossos prazeres simples, nos tornamos pessoas mais felizes. Quando temos respeito pela vida e pelas simples tarefas da vida cotidiana, experimentamos alegria. Quando estamos sempre sedentos pelo futuro, perdemos a vida e vivemos em constante desperdício, sofrimento e frustração.

Superar o sofrimento diário é bastante simples, mas gostamos de fingir que a vida é mais complicada do que realmente é. Se fazemos a vida parecer uma tarefa impossível de superar, nos sentimos confortáveis ??em não fazer nenhum esforço. Pessoas de todas as esferas da vida, de pobres a bilionários, estão sempre procurando por bodes expiatórios e muletas para justificar sua preguiça.

Culpam instituições externas, sistemas e circunstâncias para seus problemas. E colocar a culpa pela sua infelicidade em algo muito maior do que você é uma maneira de evitar a responsabilidade pela sua vida. Culpamos “o outro” para evitar ter que enfrentar nós mesmos.

Os monges Zen praticam a gratidão sob a forma de um disciplinado respeito pelo seu espaço. Quando eles não estão meditando, eles estão mantendo seu ambiente impecável e ordenado. Eles limpam, cozinham e interagem com a maior concentração, tratando cada tarefa de forma tão importante quanto a última.

O que isso causa em nossa mente? Não devemos priorizar certas tarefas sobre outras? A resposta é que devemos, naturalmente, ser conscientes do que é verdadeiramente importante e não ficar muito perdido no momento. Não somos monges, afinal. Mas podemos aprender com eles o valor supremo de tratar cada momento com respeito e consciência.

A gratidão nos aproxima do modelo ideal de como os seres humanos podem ser. Permite-nos apreciar e desejar uma vida simples, amar as pessoas ao nosso redor e ter tempo para desenvolver autodisciplina e autorrespeito. É um valor que não pode ser aprendido. Deve ser praticado para ser compreendido.

Todos nós experimentamos gratidão, geralmente durante nossos momentos mais felizes. A magia da gratidão, porém, é que ela pode ser conscientemente aplicada a qualquer momento:

  • Ao comer uma refeição, saboreie cada mordida.
  • Ao falar com alguém, escute com toda a sua atenção.
  • Ao meditar, inspire cada respiração com uma mente pura.

Eu gosto de pensar nisso como uma viagem. É importante concentrar-se na estrada e também apreciar a paisagem ao invés de fantasiar obsessivamente somente com o destino.

Os resultados de se simplesmente lembrar de agradecer são fenomenais. É realmente muito simples. E temos apenas duas opções: ou você vê a sua vida como sendo suficiente ou como sendo insuficiente.

Se você a vê como insuficiente, você será infeliz e frustrado até que você a veja como suficiente. Se você a vê como suficiente, você será feliz. Simples assim.

Como pessoas modernas, estamos sujeitos a inúmeras falsas influências. Essas influências degeneram o espírito humano e nos transformam em máquinas superficiais e materialistas.

Quando tomamos a decisão de sermos gratos, de termos gratidão, de vivermos com simplicidade e de amar o que é e não o que poderia ser, tornamos o mundo um lugar melhor.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!