Minimalismo: A arte de viver com moderação

viver com moderação

Minimalismo: A arte de viver com moderação
Por Srinivas Rao e publicado originalmente no Medium

Podemos crescer como pessoas através do acúmulo de coisas, compras, posses, ou podemos expandir intelectualmente e emocionalmente através de experiências de vida. A arte de viver com moderação.

Uma busca disciplinada por menos coisas, conhecida por muitos como Minimalismo, parece ter um grande potencial para adicionar mais significado às nossas vidas. Com menos coisas, deixamos espaço para mais experiências.

Acumular coisas é um ciclo sem fim que, nas palavras do autor do excelente filme Clube de Luta, Chuck Phalanik, mantém você “comprando besteiras que você não precisa para impressionar pessoas que você não gosta”. Podemos crescer como pessoas através do acúmulo de coisas, compras, posses, ou podemos expandir intelectualmente e emocionalmente através de experiências de vida. Tudo que você será capaz de levar com você quando morrer são as conexões que fez, as histórias que você viveu e as memórias que você formou.

Possua poucas coisas de qualidade que você absolutamente ama

Se você andar em qualquer bairro, provavelmente verá garagens cheias de coisas que as pessoas não usam em anos e nem tem intenção usar. A grande maioria somente acumulando poeira. Quando eu perguntei ao meu pai o que era tudo aquilo em nossa própria garagem, ele só riu porque eu tenho certeza que ele mesmo não sabia o que a grande maioria das coisas eram. Eram tralhas acumuladas ao longo de 15 anos vivendo na mesma casa.

Minha amiga Charmaine Haworth usa um filtro simples, mas profundo, para fazer compras: “Se você não ama verdadeiramente o que quer comprar, não compre”. Como consequência, ela é mestre em projetar ambientes onde as pessoas se apaixonam. Podemos aplicar esta filosofia à nossa casa, às nossas roupas e a praticamente qualquer outra posse material.

Por exemplo, você provavelmente usaria um belo vestido que você realmente ama quase toda semana, o que seria equivalente a algumas camisas que você não gosta tanto e comprou por impulso e nunca usa. Isto é viver com moderação.

Comece mudando as pequenas coisas

Comece fazendo uma lista de tudo que você realmente precisa e que realmente irá agregar valor à sua vida. O que você vai se surpreender é em como esta lista será curta, mesmo que ela inclua alguns luxos (como máquinas de café expresso, equipamentos, TVs e afins). Quando eu fiz a minha lista, listei cerca de 50 coisas.

Ao mudar uma pequena coisa como esta, nós aprendemos que temos controle sobre o nosso ambiente. Percebemos que temos o poder de moldar algum aspecto de nossa realidade. E poderia ser algo ainda mais simples como doar um livro ou peça de roupa que você não gosta. Um belo exemplo do que é viver com moderação.

Transforme tudo em uma escolha moderada e agregue valor à sua vida

Quantas coisas em sua casa existem porque você as colocou lá? E quantas existem porque elas simplesmente foram se acumulando ao longo dos anos?

  • Cada livro que você possui deve estar lá porque você quer que ele esteja.
  • Cada email em sua caixa de entrada, cada conexão no Facebook e cada aplicativo em seu telefone deve estar lá porque você quer que ele esteja.
  • Tudo em seu armário deve ser algo que você verdadeiramente ama.

Fazendo tudo em seus ambientes (casa, trabalho, amizades ou redes sociais) uma escolha moderada que adiciona valor à sua vida, você projeta gradualmente um ambiente que te permite se transformar na pessoa que você quer se transformar.

Escolha moderadamente as pessoas com quem você gasta o seu tempo, com o que você gasta seu dinheiro e, se você tiver sorte, o trabalho que você faz. E se você não possuir o luxo de escolher o seu trabalho moderadamente, gaste a primeira hora do seu dia em algo significativo pra você.

Transformar a sua vida começa com transformar seus dias.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!