Resiliência é a Chave Para Transformar Desafios em Sucesso

resiliência
Foto por Bruno Nascimento em Unsplash

Resiliência é a Chave Para Transformar Desafios em Sucesso
Este excelente artigo foi escrito por Thomas Oppong

Por que algumas pessoas conseguem se recuperar de adversidades e problemas? E por que as outras pessoas se desmoronam? A resiliência faz toda a diferença.

resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. – Wikipedia

Acontece que sobreviver aos obstáculos mais difíceis têm algumas boas lições que você pode usar para aprender a ser resiliente na vida cotidiana.

A resiliência é o processo de adaptação bem em face da adversidade, trauma, tragédia, ameaças ou fontes significativas de estresse.

“As coisas que doem, nos ensinam”, escreveu Benjamin Franklin.

“A capacidade humana de suportar pesos é como o bambu: muito mais flexível do que você jamais acreditaria à primeira vista”, diz Jodi Picoult.

Pessoas altamente resilientes são flexíveis, adaptam-se às novas circunstâncias rapidamente e prosperam em ambientes de constante mudança, como o Brasil.

As pessoas resilientes não se recuperam de experiências difíceis, elas encontram maneiras saudáveis ??de integrá-las em suas vidas.

Sua capacidade de se recuperar rapidamente de dificuldades tem muito a ver com seu sucesso a longo prazo em tudo que se envolvem.

Você encontrará obstáculos na vida, obstáculos justos e injustos.

E você descobrirá, uma vez ou outra, que o que mais importa não é o que esses obstáculos são, mas como os vemos, como reagimos a eles e como conseguimos manter a nossa calma em momentos difíceis.

Você aprenderá que essa reação determina o sucesso que teremos em superar esses obstáculos ou, até mesmo,  prosperar por causa deles.

As pessoas resilientes reconhecem situações difíceis, mantêm a calma e avaliam as coisas racionalmente para que elas possam fazer um plano e agir.

Steve Maraboli disse uma vez: “A vida não vai ficando mais fácil ou mais suportável, na verdade ficamos mais fortes e mais resilientes”.

Viva para aprender

Para ser resiliente, você deve entender que o objetivo é usar o que o atinge para mudar sua trajetória em uma direção positiva.

A vida não é um mar de rosas o tempo todo. Às vezes você vai se sentir quebrado, deprimido, esquecido, mas deve persistir de qualquer maneira. Todos precisamos de algo para lutar e para que lutar.

Nelson Mandela disse uma vez: “Não me julgue pelo meu sucesso, julgue-me por quantas vezes eu caí e voltei a levantar”.

Todo obstáculo que você enfrenta é o caminho para avançar para a sua próxima ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. A ação é a solução e a cura para nossas dificuldades.

O objetivo na vida não é evitar as lutas, mas ter as lutas corretas. Não é não se preocupar, mas se preocupar com as coisas certas. Não é viver sem medo, mas enfrentar os medos com dignidade, força e paixão.

Não espere um momento em sua vida quando você estará livre de mudanças, livre de luta, sem se preocupar.

Qualquer um que faça algo digno, algo com valor, atrairá críticas. Comece de qualquer forma.

Procure sempre crescer, melhorar, mergulhar mais profundamente naquilo que é sua paixão para se tornar o seu melhor eu.

Seu crescimento está além da sua zona de conforto. Você melhora quando seu corpo ou mente está sendo utilizado até seus limites em um esforço voluntário para conseguir algo difícil e valioso.

Quanto mais você pode utilizar os desafios como oportunidades para crescer e evoluir, mais resiliente será.

O primeiro passo para construir a resiliência é assumir a responsabilidade de quem você é para sua própria vida. Se você não está disposto a fazer isso, pare de desperdiçar seu tempo lendo este texto. A essência da responsabilidade é a aceitação das consequências de suas ações, as boas e as más consequências.

Quando estamos lutando, não precisamos de um livro em nossas mãos. Precisamos das palavras certas em nossas mentes. Quando as coisas estão difíceis, quando o momento é difícil, um mantra faz muito mais do que um manifesto.

Na raiz da resiliência está a sua vontade de assumir a responsabilidade pelo seu progresso e resultado.

A única pessoa que realmente pode empurrá-lo um pouco mais longe na sua vida é você mesmo.

Os obstáculos são desconfortáveis, estressantes e podem ser assustadores. Às vezes, pode parecer tão difícil que você não tem certeza de como seguir em frente.

No entanto, se você pode abraçar a dificuldade que está diante de você, aceite o problema como ele é e prepare-se para desafiá-lo e agir de acordo com o que você possui agora. Assim você pode encontrar a maneira de superar a dificuldade e que você não sabia que estava lá.

Eu vou persistir até que eu tenha sucesso. Sempre vou dar mais um passo. Se isso não acontecer, tomarei outro passo e ainda outro. Na verdade, um passo de cada vez não é muito difícil. Eu sei que pequenas tentativas, repetidas tentativas, podem concluir qualquer objetivo”. – Og Mandino

As pessoas que persistem, independentemente dos obstáculos, mais cedo ou mais tarde alcançam o sucesso. Apesar dos contratempos, é do seu interesse transformar os obstáculos em caminhos para chegar aonde você quer chegar.

Não escolha reclamar ou, pior ainda, desistir. Essas escolhas não contribuem em nada para levá-lo até a linha de chegada.

Elbert Hubbard disse uma vez: “Um pouco mais de persistência, um pouco mais de esforço, e o que parecia um fracasso impossível pode virar um sucesso glorioso”.

Haverá momentos em nossas vidas onde a pressão será enorme e, em alguns pontos, vamos ter que nos esforçar para seguir em frente. No entanto, ao aprender sobre nós mesmos e perceber o que podemos e não podemos controlar, somos capazes de melhor gerenciar, avançar e aproveitar ao máximo a vida.

Aprenda a persistir na luta. Não para fins egoístas, mas para o bem maior. Para o cultivo do seu melhor eu.

Cultive a si mesmo, faça-se crescer cada vez mais e empurre-se mais longe da sua zona de conforto.

“O obstáculo é o caminho”.

Bônus: Conheça o grande trabalho Escolha Sua Vida, da Paula Abreu

Se você sente que o seu trabalho e a sua vida não têm propósito, que você poderia ser mais feliz fazendo novas escolhas, que você tem vontade de mudar, mas está empacado por causa do medo, da procrastinação, das críticas negativas, da falta de tempo ou de dinheiro…

Isto aqui é para você.

Você só pode escolher a sua vida se for fiel a quem você verdadeiramente é. Do contrário, a sua vida vai ser escolhida por você pelos seus parentes, amigos, chefes, pela sociedade, por revistas, pelo que você assiste na televisão. Você vai viver na inércia para sempre e um dia vai descobrir, chocado, que a sua vida passou sem que você tivesse realmente vivido.

Não importa em que momento da sua vida você está, se é um profissional bem sucedido – e ainda assim um tantinho infeliz, como eu era – ou um jovem perdido diante da infinidade de opções à sua frente, você pode descobrir um modo novo de fazer as suas escolhas de forma mais autêntica e fiel a você mesmo.

Escolha Sua Vida é inspiração, mas é também um guia recheado de verdades– algumas simples, mas que costumamos esquecer, outras mais duras – e exercícios práticos para quem quer sair da inércia e começar a viver segundo suas próprias regras.

Escolha Sua Vida é especial porque ele foge das fórmulas prontas de auto-ajuda. Ele dá a você permissão para ser você mesmo. E te dá as ferramentas para mudar o mundo à sua volta, em vez de se “consertar” para se adaptar a esse mundo.

Veja o trailer:

Gostou e quer saber mais? Clique aqui e descubra o que ele pode fazer por você.

Opt In Image
Saiba sempre quando houver um novo texto!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com novos artigos que buscam melhorar as nossas vidas. Seu email jamais será divulgado. É prático, eficiente e seguro!