Categorias
Sua carreira Sua mente

Liderança: 5 TED Talks Para Desenvolver Seu Potencial De Líder

Publicações e materiais de liderança, que antigamente custariam uma fortuna, foram democratizados pela internet e estão totalmente e prontamente disponíveis on-line.

Liderança: 5 TED Talks Para Desenvolver Seu Potencial
Artigo escrito por Larry Kim

As empresas gastam uma quantidade louca de dinheiro cada ano treinando seus funcionários: em média, R$ 3.500,00 por empregado em dados recentes. Muito tempo e recursos estratégicos estão destinados ao desenvolvimento de melhores líderes dentro das organizações em programas de liderança.

Mas é necessário que estas iniciativas para desenvolvimento de liderança sejam um processo organizacional? Nem sempre. Publicações e materiais de liderança e afins, que antigamente poderiam custar uma fortuna e estariam disponíveis apenas para alguns afortunados, foram democratizados pela internet e estão totalmente e prontamente disponíveis on-line.

E não se trata de material educacional de baixa qualidade. Veja o grande portal de aprendizagem Udacity, por exemplo. Foi desenvolvido por Sebastian Thrun, um professor de Stanford e um dos pesquisadores iniciais do carro autônomo do Google, para disponibilizar educação de alta qualidade a todos.

Os TED Talks são outra fonte de educação com muita qualidade, nível de instrução, respeito e inspiração, abordando temas diversos, desde entretenimento até design, incluindo liderança.

Os videos abaixo, que vão de apenas 3 a pouco mais de 20 minutos de duração, oferecem uma visão de liderança incrível. E são todos legendados em português! Veja e inspire-se:

1. Como os grandes líderes inspiram a ação, por Simon Sinek

O especialista em liderança Simon Sinek conhece bem o assunto. Além de professor de comunicação estratégica na universidade de Columbia, ele também é o autor do livro Por Quê?: Como Motivar Pessoas E Equipes A Agir.

Neste épico TED Talk que já tem mais de 30 milhões de visualizações, Simon explora como os líderes podem inspirar cooperação, confiança e mudança. Se você está procurando dicas valiosas sobre como ser mais persuasivo e levar as pessoas a tomar as ações que você deseja, você pode se dar ao luxo de investir 18 minutos nesta conversa incrível.

 

2. Por que temos poucas mulheres líderes, por Sheryl Sandberg

Uma porcentagem bem menor de mulheres atingirá os níveis superiores da profissão escolhida do que homens. Mas por quê?

A COO (Executiva de Operações) do Facebook, Sheryl Sandberg, compartilha três poderosos conselhos para as mulheres que querem liderar e possuem ambição de serem executivas em sua carreira:

 

3. Como iniciar um movimento, por Derek Sivers

O icônico TED Talk de Derek Sivers (em inglês) sobre liderança foi visto quase cinco milhões de vezes, em grande parte porque é super impactante, e isso em menos de quatro minutos! E é justamente isso: às vezes, as lições mais importantes não exigem aulas longas e prolongadas.

Muitas vezes, basta uma representação visual poderosa.

Confira a discussão sucinta e inspiradora de Derek sobre o fenômeno social da liderança e como escolhemos quem lidera:

 

4. O que nos faz sentir bem em nosso trabalho, por Dan Ariely

Um bom líder sabe que para persuadir as pessoas a agir, você precisa fazer com que elas se sintam bem com o que estão fazendo. Ainda assim, muitas vezes é mais fácil dizer do que fazer.

O economista comportamental Dan Ariely, autor dos bestsellers Previsivelmente Irracional, A Mais Pura Verdade Sobre A Desonestidade e Positivamente Irracional, compartilha sua perspectiva única sobre o que nos faz sentir bem com o trabalho que fazemos.

Ele ilustra a importância deste conceito através dos resultados surpreendentes de dois experimentos sobre atitudes em relação ao significado em nosso trabalho. Ao entender isso, os líderes podem mais efetivamente inspirar e motivar aqueles que os rodeiam a ter sucesso.

 

5. O que é preciso para ser um grande líder, por Roselinde Torres

Você tem o que é preciso para ser um grande líder? A especialista em liderança Roselinde Torres, reconhece que há uma série de grandes programas de liderança no mundo, mas que, apesar da disponibilidade desses recursos, mais da metade das empresas tem uma lacuna de talentos disponíveis para os papéis de liderança.

Depois de passar 25 anos de sua vida observando o que faz grandes líderes, ela está compartilhando as três questões críticas que os líderes potenciais precisam ter para sobreviver e prosperar no futuro.

 

Gostou destes vídeos e gostaria de ver mais? Conheça o site oficial do TED Talks e seja uma pessoa e um profissional melhor com a abundância de materiais disponíveis gratuitamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *