Categorias
Sua carreira

A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida
Artigo escrito por Thomas Oppong

Além do quociente de inteligência (QI), talento e qualquer outra coisa que tenha algum efeito sobre qualquer coisa, o que mais afeta sua capacidade de atingir seus objetivos é a determinação.

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

A única pessoa que realmente pode te empurrar pra frente na vida é você mesmo.

Determinação é tanto uma característica quanto uma habilidade.

“Determinação é essa mistura de paixão, perseverança e autodisciplina que nos mantém seguindo em frente apesar dos obstáculos”, diz Daniel Coyle, autor de O Segredo do Talento: 52 Estratégias Para Desenvolver Suas Habilidades.

A boa notícia é que você pode cultivar ou, melhor ainda, crescer sua coragem. É uma habilidade que pode ser aprendida e praticada ao longo do tempo.

A determinação é associada à perseverança, à resiliência, à ambição e à necessidade de realização. Envolve a manutenção do esforço focado no objetivo por longos períodos de tempo.

Determinação diz: “Eu posso.”

Você pode desenvolver sua capacidade de determinação. Sua resposta a uma situação desafiadora é o mais importante para superar o obstáculo que você pode vir a enfrentar.

O obstáculo faz parte do caminho e você precisa de determinação para superar o obstáculo toda vez que enfrentar um desafio.

Pesquisadores definem determinação como “o ato de trabalhar ativamente em direção a superar desafios, mantendo esforço e interesse ao longo dos anos apesar de fracassos e adversidades”.

A emergente ciência da determinação está nos ensinando muito sobre por que algumas pessoas redobram seus esforços quando o resto de nós está “abandonando o barco”.

A capacidade de manter e perseguir um objetivo durante um longo período é um indicador importante de se conseguir algo que valha a pena na vida.

Determinação é um melhor indicador de sucesso do que talento. Não importa o quão talentoso você pensa que é: se você não se esforçar, não será nada.

A prática deliberada, metódica e constante é o caminho para alcançar o verdadeiro domínio de seu trabalho e objetivos.

Determinação começa com a mentalidade de querer crescer

Se você acredita fortemente na ciência do crescimento humano e tem isso como mentalidade, você tem uma chance maior de crescer sua determinação ao longo do tempo.

Essa crença por si só pode lhe dar a perspectiva de que você precisa manter algo, mesmo quando o processo é difícil.

O que você pode fazer todos os dias, mesmo de pequenas maneiras, que tornaria mais fácil tomar as medidas necessárias para perseguir seus objetivos para toda a vida?

Perseverança e resiliência têm muito a ver com o sucesso, mais do que você pensa.

Determinação requer sacrifício: abrace o desafio!

Determinação é essencial para o seu sucesso na vida, mas não é algo tão fácil.

Vai ficar difícil em algum momento, tenha certeza disso.

Vai ficar difícil e você vai querer desistir.

E algumas pessoas (na verdade muitas pessoas) irão desistir.

O ato de se tornar um mestre em seu ofício, no que se faz, no seu trabalho, na sua paixão, exige muita prática. E esta prática tem que ser intencional, tem que partir de você mesmo.

Você experimentará muita frustração. A motivação vai aumentar e diminuir ao longo do tempo, mas você só conseguirá melhorar quando se comprometer com a prática constante.

Você cometerá toneladas e toneladas de erros ao longo do processo. E cometer erros e falhar é normal. Na verdade, cometer erros e falhar é necessário.

Abrace o longo processo repetitivo para melhorar. Ele é necessário.

Determinação leva tempo e muitas pessoas não tem a paciência necessária. O custo de ser o melhor e seguir em frente para um trabalho significativo e de qualidade exige muito sacrifício.

Muitas pessoas não estão preparadas para isso.

Mas o ponto principal aqui é que a mentalidade positiva necessária para atingir uma meta de longo prazo pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

Você pode manter o esforço e o interesse que precisa para terminar o que quiser, qualquer que seja teu objetivo.

Às vezes você tem que abrir mão de algo bom para poder atingir e alcançar algo ótimo. A tendência de não abandonar as tarefas diante dos obstáculos constrói a resiliência que você precisa para ter sucesso na vida.

Falhe, erre. E siga em frente.

O fracasso não é fatal. A rejeição também não é fatal.

A falha é apenas uma configuração para um retorno. Um ponto de controle para melhorar o caminho que você seguirá para o seu destino.

O fracasso pode ainda doer um pouco, mas quando você tem determinação, o fracasso te inspira a querer fazer melhor.

Em vez de deixar o tédio ser um sinal para reduzir de marcha, para desmotivar, as pessoas com determinação perseveram, seguem em frente.

O livro Carrie, a Estranha, de Stephen King, foi rejeitado 30 vezes antes de ser publicado.

O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi rejeitado 12 vezes e a autora J.K. Rowling foi informada de que “não deveria largar o seu trabalho diário”.

Charles Darwin não estava empolgado em se tornar um cientista graças a seu pai, que o chamou de preguiçoso e sonhador.

E o mesmo Charles Darwin escreveu uma vez: “Eu fui considerado por todos os meus mestres e meu pai um menino muito comum e bem abaixo do padrão comum de inteligência e intelecto”. Charles Darwin revolucionou o mundo e a ciência com seus estudos sobre a teoria da evolução das espécies.

Por isso, lembre-se sempre: tenha orgulho do seu trabalho. Tenha orgulho de si mesmo. E nunca pare de tentar.

Cultive sua determinação e empurre-se ainda mais para fora da sua zona de conforto. O obstáculo faz parte do caminho.

Sugestão de leitura:

2 respostas em “A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida”

Olá hoje eu consegui pular mais um desafio na minha vida, o medo de andar de moto,esse texto caiu como uma benção,Parabéns quem escreveu vou comparilhar. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *