agilidade emocional
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Agilidade emocional: 4 Passos Para Crescer Com Mudança

Agilidade emocional: 4 Passos Para Crescer Com Mudança
Por Stephanie Diepering

O livro de Susan David “Agilidade Emocional” é o epítome da psicologia positiva – reforçando a noção de felicidade em nossas vidas diárias, em nosso trabalho e relacionamentos. Seu livro é uma navegação positiva de nossas construções internas, nossos pensamentos, sentimentos e narrativas.

Susan argumenta que a maneira como percebemos nosso eu interior é o fator determinante para a maneira como vivemos e para os sucessos em que incorremos. Assim, manter uma auto-imagem negativa é destrutivo e prejudica nosso potencial de sucesso. Ela reconhece as estruturas evolutivas inerentes que possuímos, citando a adaptação como a chave para nos transformarmos a fim de alcançar o sucesso e a felicidade que desejamos.

Ter agilidade emocional é ser flexível com nossos pensamentos e sentimentos e não achar que não podemos mudar as crenças de nosso passado; ter este tipo de sentimento nos impede de mudar. Uma semente não pode crescer a partir do concreto, apenas a partir de uma mistura de solo fértil, água e luz solar. Da mesma forma, devemos permitir que uma combinação de diferentes experiências e pensamentos nos modelem e não que somos um certo número de crenças que sempre mantivemos.

Como este livro pode ajudá-lo: 4 conceitos-chave

O livro de Susan examina a adaptação e defende valores consistentes como o núcleo de quem somos – o único ponto transitório para os valores é refiná-los quando necessário, a fim de evoluir. Nunca podemos nos ater muito fortemente a uma emoção, pensamento ou sentimento e aprendemos a aceitá-los como fugazes e permitir que eles sigam em frente. Somente quando fazemos isso, podemos catalisar e promover uma mudança saudável.

Em Agilidade Emocional, Susan cita quatro conceitos-chave: aparecer, sair, andar o seu porquê e seguir em frente. Esses conceitos enfatizam a postura geral que ela assume em seu livro e são fundamentais para criar agilidade emocional e adaptabilidade:

1. Aparecer

Enfrentar seus pensamentos ou sentimentos é, sem dúvida, a coisa mais difícil de fazer, mas também é o mais imperativo para facilitar uma mudança positiva. Susan sugere ser curioso sobre eles, aceitando os pensamentos difíceis e positivos igualmente para vê-los pelo que realmente são.

2. Sair

Este conceito é todo sobre desapego, um distanciamento do seu monólogo interior, pensamentos e sentimentos, a fim de ver que eles são apenas emoções, não você. Essas emoções não estão vinculadas a você e não são uma parte essencial do seu ser. Separar-se deles resultará em você se sentir muito mais autônomo em relação às suas ações e decisões.

3. Andar o seu porquê

Você precisa manter os valores fundamentais, pois estes são uma parte essencial de quem você é. Você não deve desistir, mas use-os para ditar suas ações. Eles fornecem a você sua substância, identidade e papéis, e, desde que não sejam valores negativos, não é necessário refinamento. Seus valores são sua força motriz.

4. Seguir em frente

O próximo passo de Susan é seguir fazendo pequenos ajustes propositais e deliberados em sua mentalidade, motivação e hábitos para alinhá-los com seus valores fundamentais. Ao fazê-lo, ela diz que você pode fazer uma diferença significativa em sua vida. Você nunca deve ser complacente, mas deve sempre buscar mudanças que desenvolvam e melhorem ainda mais o seu ser.

Por que este método é tão importante

Como humanos, passamos por mudanças constantes: de nossos rostos mudando à medida que envelhecemos, nossas situações financeiras à medida que passamos de estudantes para adultos no “mundo real”, para talvez ter filhos e aprender a priorizar outra vida humana antes da nossa. Para abraçar essas mudanças e valorizá-las e utilizá-las ao máximo, precisamos ser capazes de nos adaptar.

Não podemos ser impedidos por nossas velhas crenças, pois essas velhas mentalidades não inspiram crescimento e adaptabilidade. Não podemos esperar que as mesmas regras ou ações sejam aplicáveis ??em toda a multiplicidade de experiências e circunstâncias pelas quais passamos em nossas vidas. Portanto, a fim de abraçar as mudanças positivamente e experimentar emoções positivas em torno dessas mudanças, devemos ser emocionalmente ágeis, mudando nossa mentalidade para a nova situação em mãos.

Muitas pessoas afirmam que estão com medo de mudanças, devido a implicações ambientais e existenciais. No entanto, talvez não seja a mudança do mundo ao seu redor que eles estão com medo, mas a mudança em si mesmos – no caso eles não gostam da nova pessoa que eles se tornam.

A mudança nos confronta durante eventos vitais significativos e inevitáveis, como a morte, levando-nos a enfrentar essas inevitabilidades, apesar de podermos nos apegar a um tempo ou estado em particular. Nesses momentos, não podemos fazer isso, não estamos congelados, mas estamos em constante evolução e precisamos usar nossa agilidade emocional para facilitar uma transição saudável de um estado para outro.

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