19 afirmações poderosas que devemos dizer a nós mesmos
Por Angel Chernoff
Mesmo que já tenhamos passado vários dias esse ano, o dia de hoje é sempre um novo começo para todos nós. E podemos evitar que os pensamentos e crenças errados tiremo melhor de nós à medida que avançamos com nossas vidas. Podemos treinar nossas mentes para fazer o melhor do momento presente, mesmo quando nossas circunstâncias são muito menos do que ideais. Tudo o que é preciso é prática.
A mente é como um músculo e, assim como todos os músculos do corpo humano, ele precisa ser exercitado para ganhar força. Ele precisa ser treinado diariamente para crescer e se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Se você não forçou sua mente de maneiras pequenas e positivas ao longo do tempo, é claro que vai desmoronar no dia em que as coisas ficarem extremamente estressantes.
Sabe qual a melhor maneira de começar a treinar sua mente?
Com afirmações.
Afirmações são uma das ferramentas mais simples e poderosas para se ter uma vida melhor. Uma mente bem treinada com as afirmações corretas tem os pensamentos certos enfileirados e prontos para serem utilizados a qualquer momento.
Se você quiser começar (ou aprimorar) essa rotina em sua própria vida, neste ano, aqui está uma seleção de afirmações escolhidas a dedo como ponto de partida:
O maior e mais complexo obstáculo que eu já tive que superar é minha própria mente. Se eu puder superar isso, posso superar qualquer coisa.
Não consigo controlar exatamente o que acontece na vida, mas posso controlar como reajo a tudo isso. Em minha reação está o meu maior poder.
Eu tenho que aceitar o que vier ao meu encontro, e a única coisa que importa é que eu encontre o que vier com o melhor que tenho para dar.
Vou parar de me concentrar em como estou estressado e lembrar como sou abençoado. Reclamar não vai mudar minha realidade, mas uma atitude positiva vai.
Ser positivo não significa ignorar o negativo. Ser positivo significa superar o negativo. Existe uma grande diferença entre os dois.
Eu não vou focar em o que poderia ter sido ou deveria ter sido. Em vez disso, vou olhar para o grande poder e a possibilidade do que é agora.
Eu não sou um produto das minhas circunstâncias. Eu sou um produto das minhas decisões. É sobre não deixar meu medo decidir o meu futuro.
Eu vou voltar. De novo e de novo. Quanto mais rápido eu me recupero de contratempos, mais rápido eu vou chegar aonde eu quero.
Meu próximo passo na direção certa não precisa ser grande. Apenas preciso dar mais um passo.
A paciência é uma genuína expressão de confiança, aceitação, serenidade e fé em minha própria capacidade. É um sinal de força. Eu vou praticar isso.
Quando descubro que não tenho tempo para o que importa, vou parar de fazer coisas que não importam.
Eu sempre posso sentir o poder genuíno e positivo que flui da minha decisão de superar o drama insignificante e as distrações que realmente não importam.
Em vez de ficar com raiva, vou encontrar a lição. Em lugar de inveja, sentirei admiração. Em lugar de preocupação, vou tomar medidas positivas. Em lugar de dúvida, terei fé.
Não há nada de egoísta no autocuidado e no amor próprio. Eu não posso dar o que eu não tenho. Quando eu enriquecer minha própria vida, vou dar vida aos outros também.
Quando a grama parece mais verde do outro lado, é apenas a maneira da vida de me lembrar de regar a grama em que estou de pé.
De agora em diante estarei ocupado demais regando minha própria grama para perceber se a sua é mais verde.
Vou me concentrar em me tornar melhor, não em pensar que sou melhor.
Vou praticar gratidão, mesmo em meio à frustração e ao desespero, para poder enxergar melhor as possibilidades positivas ao meu redor.
A felicidade não começa quando ‘isso, aquilo ou aquilo’ é resolvido. Felicidade é o que acontece agora, quando faço o melhor que tenho.
Como já mencionei, a mentalidade é realmente tudo! E enquanto as afirmações acima são poderosas quando praticadas de forma consistente, vamos ser honestos… Às vezes, a negatividade ainda pode tirar o melhor de nós. Então, como podemos superar nossas próprias tendências negativas para que possamos permanecer no caminho certo? Existem muitas maneiras, mas recomendamos duas práticas adicionais:
1. Pratique questionar suas histórias.
Você sabe o que dizem, não acredite em tudo que ouve nem em tudo que lê. Não acredite nas colunas de fofocas da revista, nas previsões de desgraça e melancolia dos seus colegas de trabalho ou nas “notícias chocantes” que você ouve na TV até que você as tenha confirmado.
Bem, o mesmo conceito se aplica ao seu mundo interior – seus pensamentos.
Todos nós temos histórias sobre nós mesmos, mesmo que não pensemos neles como histórias. Caso em questão: Com que frequência você pausa e logicamente contempla o que realmente pensa sobre seus relacionamentos, seus hábitos ou seus desafios? Com que frequência, por outro lado, você apenas deixa escapar uma emoção passageira que vem à sua mente primeiro – ou seja, a história pré-gravada em que você se apegou – sem sequer pensar?
As histórias podem ser curtas, como “Não sou um bom escritor”, “Não sou bom em ioga” ou “Tenho problemas sérios de procrastinação”. Se fossemos cavar mais fundo, muito mais surgiria, não é mesmo?
Portanto, o exercício descomplicado aqui é questionar sua história. Vamos pegar o exemplo do escritor. Pergunte a si mesmo: Por que eu acho que não sou um bom escritor? Como seria ser um bom escritor? Posso descrever minha escrita atual de uma maneira que me sirva melhor?
Você ficará surpreso com a frequência com que o processo de perguntas ajuda a emergir uma versão muito melhor e mais precisa de sua história. Dê uma chance e experimente!
2. Pratique executando seus pensamentos através de três filtros principais.
Às vezes você está com pressa. Em dias como esse, há um exercício de organização mental que uso de forma super rápida e que mantém você sob controle.
Eu estive em discussões com meu marido no passado e uma das coisas que eu lamento não é filtrar minhas palavras antes de dizê-las. Na época, eu não tinha as ferramentas certas. Alguns anos depois, eu encontrei esse truque simples e isso me ajudou a mudar meu comportamento. Veja como funciona:
Antes de proferir qualquer coisa, execute seus pensamentos por meio de três filtros principais e não fale a menos que você receba três respostas SIM conclusivas:
É verdade?
É gentil?
É útil?
Por exemplo, digamos que um pensamento em sua cabeça diz que seu parceiro não se importa com você e que você está prestes a gritar essas palavras porque ele não fez a última tarefa que você pediu. Pergunte para si primeiro: é verdade que meu parceiro não se importa comigo? É gentil de minha parte dizer ou pensar isso? É útil para mim dizer ou pensar isso?
Lembre-se que, umas vez proferidas, você não pode levar suas palavras de volta. Além disso, você nunca se arrependerá de se comportar de maneira verdadeira, gentil e prestativa no futuro. Então faça disso um ritual em sua vida.