Categorias
Nosso planeta Seu bolso

Que tal uma carona? Veja opções de carona solidária

O modelo atual de locomoção nos grandes centros está chegando ao colapso. Transporte coletivo disputa tempo e espaço com transporte individual. Nesta situação, perdemos todos nós. Conheça opções de carona solidária!

Já ouviu falar de carona solidária? O modelo atual de locomoção nos grandes centros está chegando ao colapso. Transporte coletivo disputa tempo e espaço com transporte individual. É ônibus lotado e em péssimas condições versus uma grande maioria de carros com apenas uma pessoa ao volante. Nesta situação, perdemos todos nós.

Origem

Na década de 70 começaram a surgir as primeiras iniciativas de “carona solidária” (carpool ou carpooling, em inglês). É o ato de se dividir os custos e esforço de locomoção em uma viagem curta ou longa entre pessoas. E é vantajoso tanto para quem possui o veículo, que reduz seus custos, quando para o caroneiro, que ganha em conforto e tempo ao concordar em dividir as despesas de viagem.

Além disto, ganha também o meio ambiente: a promoção da carona em larga escala reduz a quantidade de veículos em circulação, a densidade do tráfego e, consequentemente, a emissão de CO2. Em algumas cidades, veículos com mais de 2 passageiros tem direito a andar em faixas exclusivas.

Se antes a organização de caronas era restrita a universidades e grupos de trabalho, com a popularização da Internet surgiram grupos e comunidades com abrangência local, municipal e estadual. O funcionamento é simples e basta um cadastro gratuito.

Para quem é motorista, basta divulgar seus trajetos diários ou as intenções de viagem de final de semana em um sistema prático e organizado através de mapas. Para quem busca carona, as ferramentas de procura por trajetos e disponibilidade de vagas são intuitivas e fáceis de utilizar.

A importância da segurança

Segurança é um item sempre presente quando o assunto é carona, seja para oferecer ou pegar. As comunidades possuem mecanismos também similares às redes sociais, contando com recomendações, testemunhos e indicações de amizade.

O Viva mais verde! selecionou alguns serviços atualmente disponíveis, mas fique atento às regras de utilização e, principalmente, conheça um pouco mais sobre o motorista ou caroneiro antes da viagem.

Caronas
http://www.caronas.com.br

Carona Solidária
http://www.caronasolidaria.com/

Eco-Carroagem
http://www.eco-carroagem.com.br/

Blablacar
https://www.blablacar.com.br/

Se você já utilizou estes serviços ou conhece algum outro, conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *