Categorias
Sua mente

Vida Equilibrada: Como Conquistar a Sua de Forma Consciente

Imagine acordar todos os dias sentindo que a tua vida é gratificante, abundante, alegre e com propósito. Pode parecer inacreditável, mas é inteiramente possível ter uma vida equilibrada.

Vida Equilibrada: Como Conquistar a Sua de Forma Consciente

Imagine acordar todos os dias sentindo que a tua vida é gratificante, abundante, alegre e com propósito. Seguindo um caminho em direção aos seus objetivos de vida com sentido e confiança, ao mesmo tempo apreciando todo o processo. Um sentimento de gratidão e entusiasmo e se sentindo em uma grande aventura. Pode parecer inacreditável, mas é inteiramente possível ter uma vida equilibrada. E nada mais é do que conscientemente desenhar a vida que você quer ter. Considere-se o melhor arquiteto do mundo, construindo as plantas para a sua melhor vida.

Muitas vezes, nós nos atolamos com o que achamos ser a rotina necessária. Trabalhamos longas horas em tarefas que parecem sem sentido, dormindo menos do que gostaríamos, tendo menos tempo de lazer ou em relacionamentos que sugam nossas forças e não são mutuamente gratificantes. Nos sentimos presos, sobrecarregados com o estresse que pesa sobre a qualidade de nossas vidas e, geralmente, fora de equilíbrio. E aqui tudo fica emocionante: essa realidade não tem de ser a regra se você realmente desejar. Você provavelmente tem sonhos e desejos que pretende realizar algum dia. Mas você pode começar a fluir em direção à vida que você deseja agora, neste instante.

A falácia da vida perfeita

Não quer dizer que você terá uma vida perfeita e impecável, sem desafio ou luta. Isto não é ter uma vida equilibrada e não é realista. Em vez disso, ao trazer mais autoconhecimento e intenção à sua vida, você estará melhor equipado para lidar com o que quer que aconteça e estará preparado para fazer as mudanças necessárias.

Você pode sim assumir o controle e ser a força criativa de condução para uma vida equilibrada e com bem-estar.

A melhor vida para você não vai ser a melhor vida para outra pessoa. Nossas diferentes forças e habilidades são parte do que nos faz belos seres únicos. Comparar constantemente nossas vidas e realizações com os outros muitas vezes nos deixa deprimidos e com sentimento de injustiça. Quando usamos o caminho percorrido por outros como ponto de referência para nós mesmos, podemos estar negligenciando nosso próprio valor e potencial. Em vez de ver os outros como concorrência ou referência, pense neles como possibilidades, como o que o mundo pode te oferecer. Isto te ajudará no caminho para uma vida equilibrada.

Então, como você pode construir uma vida de bem-estar, uma vida equilibrada? Aqui estão quatro maneiras que você pode começar hoje:

1. Domine o básico

Tudo começa com uma base sólida. Isto é essencial para a sua saúde e bem-estar. Por mais que nós sabemos que devemos ter e praticar hábitos saudáveis, muitas vezes não o fazemos. Você constantemente prioriza as necessidades de amigos e familiares, sem se lembrar de ter tempo para você mesmo? Você precisa e merece uma fundação saudável para prosperar. Isso significa ter um sono reparador de qualidade, comer alimentos frescos, fazer exercícios regularmente, ter momentos com a natureza e dar espaço para o silêncio, meditação e reflexão.

2. Planeje com antecedência

Ter à vista seus objetivos e o seu resultado desejado vai te ajudar a ir para frente. Com isto, basta você se inspirar e agir. Se você estudou a Lei da Atração, você já sabe que isto significa concentrar seus pensamentos no que você quer. No entanto, esta é apenas uma parte do processo. Você também precisa tomar medidas e ter atitudes para chegar lá. Você não vai acordar e decidir que quer panqueca para o café da manhã e elas vão simplesmente aparecer no seu travesseiro. É o mesmo com os objetivos da vida. Identifique o que você quer, então comece a correr atrás para fazer ele acontecer.

Separe cinco minutos e anote um de seus objetivos de vida. O que você pode fazer ao longo do ano para alcançar este objetivo? E este mês? E esta semana? E hoje? Dê um passo para frente. Demonstre que você realmente quer que isto aconteça.

3. Lembre-se das coisas boas

Não negue as alegrias e prazeres da vida. Há momentos de beleza para onde quer que você olhe. Passe mais tempo com os entes queridos e os amigos que te encorajam. Permita-se sorrir e rir. Escolha ter relacionamentos que te revigoram e te excitam ao invés de tirar as suas forças. A vida é imprevisível, com reviravoltas inesperadas e surpresas ao longo do caminho. Em vez de esperar por algum dia, faça escolhas conscientes para incorporar esses momentos alegres no teu dia a dia. Hoje é sempre o melhor dia para se criar momentos em que você aprecia a generosidade da sua vida e enche a sua alma de pensamentos bons.

4. Perdoe e seja grato

Poucas coisas vão mudar sua vida de forma tão poderosa quanto as práticas de perdão e gratidão. Carregar raiva, ressentimentos e rancores lentamente destroem você, criando um estresse emocional, psicológico e até mesmo físico. Quando você começa a retirar estes pesos de suas costas, você permite que haja mais força para os sentimentos bons. Você perde a âncora que está te segurando. Pense sobre o que ou quem você precisa perdoar e se comprometa com um processo regular de identificação e perdão. Então, concentre-se no que você já tem e seja grato por tudo o que você já está conquistando em seu caminho. Estas duas práticas expandem a sua mente, a sua alma e abrem espaço para o seu crescimento e novas possibilidades, para uma vida equilibrada.

Continue a leitura

Abaixo estão recomendações de leitura para continuar seus estudos sobre como ter uma vida mais equilibrada. Aproveite que você gostou do tema e se informou mais sobre o assunto e aplique-o em seu dia a dia:

 

Fonte: How To Consciously Create A Balanced Life, por Briana Borten. A tradução e adaptação é uma iniciativa do Viva mais verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *