Categorias
Sua mente

4 Duras Verdades Que Vão Te Fazer Uma Pessoa Mais Forte

A felicidade é semeada pela descoberta e reconhecimento de certas duras verdades, porém fundamentais, sobre a natureza de nossas vidas nos dias de hoje.

4 Duras Verdades Que Vão Te Fazer Uma Pessoa Mais Forte
Artigo escrito por Angel Chernoff

A vida continua nos levando em jornadas que nunca seguiríamos se dependesse apenas de nós. Não tenha medo. Tenha fé. Encontre as lições. Confie na jornada hoje.

Somos todos bonitos seres humanos tentando encontrar o nosso caminho. Hoje e todos os dias procuramos entender melhor o significado de nossas vidas. Ansiamos por descobrir nossos dons e soltá-los totalmente no mundo, na esperança de encontrar felicidade, paz e força ao longo do caminho. Para alguns de nós, a chave para esses desejos está alto e claro, guiando o que fazemos e como fazemos de tempos em tempos. Para outros, essas profundas necessidades estão soterradas no ruído da vida cotidiana, abaixo do ego, abaixo do medo, abaixo das pressões e normas que enfrentamos na sociedade e, portanto, raramente são abordadas. Duras verdades.

Ao longo de minha própria jornada de auto-realização, eu testemunhei dezenas de pessoas incríveis – amigos, estudantes, participantes de eventos, etc. – que descobriram seus próprios caminhos para a felicidade e auto-realização e percebi que muitos temas comuns emergem . Em todos os casos, a felicidade que eles descobrem e gradualmente desenvolvem internamente é semeada pela descoberta e reconhecimento de certas duras verdades, porém fundamentais, sobre a natureza de suas vidas nos dias de hoje.

Parece que estamos todos aqui para perceber essas duras verdades a nosso modo, em nosso próprio tempo. E uma vez que eles ressoam plenamente, não apenas intelectualmente, mas emocionalmente e espiritualmente, então somos mais capazes de encontrar a felicidade, a paz e a força que buscamos.

1. Tudo o que você ama e tudo com o que você se sente confortável está mudando hoje.

Durante a última década, a causa principal do estresse humano é simplesmente nossa propensão teimosa a apegar. Em suma, nos agarramos à esperança de que as coisas vão exatamente como imaginamos, e então complicamos nossas vidas  quando as coisas seguem outro caminho.

Então, como podemos parar de nos apegar?

Ao perceber que não há nada para segurar em primeiro lugar.

A maioria das coisas que tentamos desesperadamente manter, como se fossem verdadeiras, sólidas e duradouras em nossas vidas, não estão realmente lá. Ou se eles estão lá de alguma forma, eles estão mudando, transformando, impermanentes ou simplesmente só estão imaginados em nossas mentes.

A vida fica muito mais fácil de lidar quando entendemos isso.

Imagine que você está vendado e pisando no centro de uma grande piscina e está desesperado para agarrar a borda que pensa estar próxima, mas na verdade não está. Está muito longe. Tentar agarrar esse limite imaginário é estressante e cansativo, enquanto você tenta desesperadamente segurar algo que não está lá.

Agora imagine que você faz uma pausa, respira fundo e percebe que não há nada por perto para se segurar. Apenas olhe ao seu redor. Você pode continuar lutando para agarrar algo que não existe… ou você pode aceitar que há apenas água ao seu redor, relaxar e flutuar.

E não, não é fácil não se apegar. Uma das lições mais difíceis da vida é deixar de lado – seja culpa, raiva, amor ou perda. Mudar nunca é fácil – você luta para agarrar e luta para desapegar. Mas desapegar é muitas vezes o caminho mais saudável à frente. Limpa anexos tóxicos do passado e abre o caminho para fazer o uso mais positivo do presente.

Você precisa se libertar emocionalmente de algumas das coisas que antes significavam muito para você, para que você possa ir além do passado e da dor que isso traz para você.

2. 98% da dor que você sente hoje é criada por seus apegos emocionais do passado.

Se alguém está trabalhando em si mesmo e mudando para melhor, é desnecessário continuar mencionando o passado. As pessoas podem mudar e crescer. Você sabe que isso é verdade.

Mas você já se deu uma chance justa de mudar e crescer?

Você conscientemente afrouxou o controle sobre tudo o que está atrás de você, para que você possa avançar novamente com graça?

Se você está balançando a cabeça, não está sozinho. Eu sei exatamente como você se sente. Eu já estive lá e conheço dezenas de outras pessoas no mesmo barco. Às vezes, todos nós somos vítimas de nossos apegos. E às vezes nem percebemos que estamos bloqueando nossas próprias bênçãos atuais, dando muito foco no passado. Faça o seu melhor para perceber isso agora.

O crescimento é doloroso. A mudança é dolorosa. Mas no final, nada é tão doloroso quanto ficar preso em algum lugar do passado.

Lembre-se de uma lição poderosa, uma verdade vital:

Você pode ter uma história comovente no passado, sem deixar que ela governe o seu presente.

No momento presente, todos nós temos algum tipo de dor: raiva, tristeza, frustração, decepção, arrependimento, etc.

Observe essa dor dentro de você, observe-a de perto e veja que ela é causada por qualquer história que você tenha em sua mente sobre o que aconteceu no passado (seja no passado recente ou no passado distante). Sua mente pode insistir que a dor que você sente é causada pelo que aconteceu (não pela história em sua cabeça sobre isso), mas o que aconteceu no passado não está acontecendo agora. Acabou. Já passou. Mas a dor ainda está acontecendo agora por causa da história que você tem dito inconscientemente sobre o incidente passado.

Note que “história” não significa “história falsa”. Também não significa “história verdadeira”. A palavra “história” no contexto da sua auto-avaliação não tem que implicar em verdadeiro ou falso, positivo ou negativo, ou qualquer outro tipo de chamado de julgamento forte. É simplesmente um processo que está acontecendo dentro da sua cabeça:

  • Você está lembrando de algo que aconteceu
  • Você subconscientemente se percebe como uma vítima deste incidente
  • Sua memória do que aconteceu causa uma forte emoção em você.

Então, apenas observe a história que você tem, sem julgar e sem se julgar. É natural ter uma história; todos nós temos histórias. Veja a sua pelo o que ela é. E veja que isso está lhe causando dor. Então respire fundo.

A paz interior começa no momento em que você respira profundamente e escolhe não permitir que o passado controle suas emoções presentes.

Tenha fé no AGORA.

3. Muitas das coisas que você gostaria de controlar hoje não devem ser mais controladas.

Algumas coisas na vida valem a pena mudar e controlar. A maioria das coisas não.

Deixe isso entrar em sua mente por um momento.

“Se você quer controlar os animais, dê a eles um pasto maior.” Essa é uma frase que ouvi em um retiro de meditação há vários anos em uma discussão em grupo focada no poder de mudar sua atitude sobre as coisas que você não pode mudar. Ou não precisa mudar.

Eu vejo “os animais” e seu “pasto maior” como uma forma de desapegar e permitir que as coisas sejam como são. Em vez de tentar controlar algo, você está se soltando, dando mais espaço – um pasto maior. Os animais serão mais felizes; eles vagarão e farão o que naturalmente fazem. E suas necessidades serão atendidas também; você terá mais espaço para estar em paz com a maneira como os animais são.

Essa mesma filosofia vale para muitos aspectos da vida – recuar e permitir que certas coisas aconteçam significa que essas coisas cuidarão de si mesmas e suas necessidades também serão atendidas. Você terá menos estresse (e menos o que fazer) e mais tempo e energia para trabalhar nas coisas que realmente importam e nas coisas que você realmente pode controlar – como a sua atitude em relação a tudo.

Esta forma de desapegar não significa desistir. É sobre renunciar a qualquer ligação obsessiva com pessoas, resultados e situações particulares. Significa aparecer todos os dias em sua vida com a intenção de ser o seu melhor eu, e fazer o melhor que você sabe, sem esperar que a vida siga um certo caminho. É sobre se concentrar no que importa e deixar ir o que não importa.

A energia de alguém que deseja criar algo maravilhoso, associada a esse tipo de rendição, é muito mais poderosa e gratificante do que alguém determinado a criar resultados com uma mentalidade desesperada de “deve ter”. A rendição traz paz interior e alegria, e não nos esqueçamos de que nossas vidas externas são um reflexo de nosso estado interior de ser.

Então, vá em frente e coloque-se de volta ao controle, deixando a maioria das coisas simplesmente ser.

4. Seu tempo hoje é mais inestimável e fugaz do que parece.

Esta manhã eu estava respondendo aos e-mails de nossos alunos mais novos quando me deparei com um de uma estudante chamada Laura que imediatamente chamou minha atenção. O assunto dizia:

Seu novo livro me deu força quando eu estava morrendo.

O parágrafo de abertura de seu e-mail continuou dizendo:

Só quero agradecer por me dar esperança, lembretes diários e as pequenas ferramentas de que precisava. Como eu estava literalmente lutando pela minha vida após uma cirurgia cardíaca de emergência, li a cópia do seu novo livro que você me enviou enquanto eu estava no hospital. Durante a parte mais difícil do processo de recuperação, eu tentava me forçar a ler por apenas cinco minutos de cada vez, porque era toda a energia que eu tinha. Mas mesmo em pequenas doses, suas palavras mantiveram meu ânimo elevado e focaram efetivamente quando eu mais precisei. O ritual diário de ler o seu livro era realmente minha tábua de salvação, às vezes. E acredite ou não, os 50% de chance de recuperação total que eles me deram há apenas alguns meses se tornaram 99,9% nesta manhã, quando meus médicos concluíram oficialmente que minha cirurgia e os procedimentos em andamento foram incrivelmente bem-sucedidos .

Isso é muito incrível! Esta é uma mulher corajosa e uma jornada inspiradora! Depois, ela encerrou seu e-mail com o seguinte:

Sou muito grata por poder usar o que você me ensinou para minha segunda chance na vida.

Acima de tudo, seu e-mail me lembra que muitos de nós esperamos demais para viver nossas melhores vidas. Continuamos colocando tudo que é importante para amanhã. Então, antes de percebermos, nos perguntamos: “Como chegou tarde tão cedo?” Ou simplesmente não temos tanto tempo quanto esperávamos.

Não deixe isso ser você.

Como a Laura, faça hoje o começo de sua segunda chance na vida. Tire um tempo para se descobrir. Tire um tempo para perceber o que você quer e precisa. Tire um tempo para correr riscos. Tire um tempo para amar, rir, chorar, aprender e trabalhar para o que você precisa. A vida é mais curta do que parece.

Deixe que este seja o seu chamado para parar de esperar.

O que fazemos hoje nos define!

O progresso de amanhã é sempre composto pelo esforço de hoje, não importa quão pequeno seja.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *