Categorias
Sua mente

Para Aqueles Que Estão Em Sofrimento

Eu estou escrevendo este texto para você e para todos os seres humanos que estão lutando com seu sofrimento neste instante. Nós compartilhamos esta dor e não estamos sozinhos.

Conheci no Twitter uma alma que está em sofrimento e que compartilhou comigo a sua falta de amigos, família, motivação, auto-estima e confiança.

Me simpatizei por ele porque eu sei o que é sofrer, se sentir para baixo e até mesmo ficar deprimido, sem motivação alguma. Eu sofri com problemas de confiança e motivação muitas vezes.

Então eu estou escrevendo este texto para ele e para todos os seres humanos que estão lutando com seu sofrimento neste instante.

Você não está sozinho

Você está lutando, talvez até sofrendo com a dor da luta. E isso é realmente difícil. Você pode se sentir inútil, solitário, confinado.

Esses sentimentos são muito reais e muito difíceis. Como você se livra destes sentimentos quando você não tem a motivação para mudar? Como você faz amigos que podem ajudá-lo se você não tem auto-estima e nem confiança? Como fazer com este sofrimento?

Lamento que você esteja sofrendo e lutando. Mas sei que, mesmo que você se sinta sozinho, você não está sozinho. Eu, por exemplo, estou conectado a você porque eu estou pensando em você, em todos vocês. Eu estou conectado a você, porque eu também sofri de formas semelhantes. Nós compartilhamos a dor, a falta de esperança, a solidão. Compartilhamos o sofrimento.

E não sou só eu: cada ser humano que está vivo já sentiu esse tipo de dor, esse desespero e essa solidão em um momento ou outro. Estamos todos conectados através desta dor compartilhada e da sua luta. Nos sentimos sós, e neste sentimento compartilhado nós nos conectamos.

A sensação de estar sozinho, separado do resto do mundo, é uma ilusão. Claro, é uma ilusão que dói muito, parece real. Mas não é verdade.

Juntos fazemos o todo

Considere o seguinte: você está apoiado, neste instante, por milhões e até bilhões de pessoas. Você está usando a eletricidade que é gerado por uma empresa de energia elétrica, com milhares de funcionários trabalhando para que ela chegue até a tua casa. Você bebe a água trazida a você por milhares de pessoas. Você come a comida plantada, colhida e transportada a você por milhares de pessoas, em estradas construídas e mantidas por milhares de pessoas, em veículos (navios, caminhões, carros, aviões) construídos e controlados por milhares de pessoas. Você usa roupas, aparelhos, móveis, todos construídos e transportados por milhares de pessoas. E todas estas milhares e milhares de pessoas estão se apoiando de forma semelhante por milhares mais.

Você é apoiado por milhões de pessoas, e esses milhões são apoiados por milhões. O mundo inteiro apoia um ao outro.

Os milagres estão nos detalhes que esquecemos de ver

Eu acredito que isto é um milagre. Cada um de nós é suportado por um milagre de conexões entre pessoas. Nós nos sentimos sozinhos, mas isto é apenas uma ilusão.

A melhor maneira de vencer esta luta é transformar a si mesmo a partir de sua própria dor apoiando os outros. Quem mais ao seu redor está lutando? Como você pode oferecer amor? Como você pode ajudá-los, aliviar sua dor de alguma forma?

Ao olhar para fora, em direção à dor dos outros, podemos encher nossos corações de amor por eles, querendo nada além de felicidade. Então, por esta simples mudança de postura, temos o coração cheio de amor. E acho que isto é, também, um milagre.

Eu não posso tirar a sua dor, mas eu posso te oferecer dois milagres: o amor que vem ao olharmos para os outros seres humanos com caridade, e a conexão que todos nós temos uns com os outros na Terra. Eu me sinto conectado a você, e meu coração está cheio do meu amor por você.

Texto escrito pelo inspirador Leo Babauta e publicado em seu site Zen Habits. Tradução e adaptação por Viva mais verde!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *