Categorias
Sua mente

40 coisas sobre a vida que eu gostaria de poder voltar no tempo e dizer a mim mesmo (parte 1)

A maioria de nós, em algum momento, pensou no que faríamos se pudéssemos voltar no tempo. Talvez virar bilionário, talvez impedir um acontecimento, talvez reviver um amor. Eu não faria nada disso. Eu me daria conselhos valiosos.

40 coisas sobre a vida que eu gostaria de poder voltar no tempo e dizer a mim mesmo (parte 1)
Artigo escrito por John Fawkes

A maioria de nós, em algum momento, pensou no que faríamos se pudéssemos voltar no tempo. Talvez alguns conselhos de investimento para nos tornamos bilionários, mudar a história para melhor ou reviver nosso evento histórico favorito.

Se eu pudesse voltar no tempo e fazer uma coisa, eu não investiria no mercado de ações ou mataria Hitler. Eu simplesmente me daria algumas palavras de conselho.

O que vou listar abaixo são algumas das lições mais importantes que aprendi na vida – de livros, de experiências difíceis, de amigos, professores e mentores – muito mais sábios do que eu. Algumas dessas lições me levaram muito tempo para aprender e, embora eu desejasse ter aprendido mais rápido, demoraria ainda mais se não tivesse ajuda.

Infelizmente, não podemos voltar no tempo, mas o que podemos fazer é aprender com os outros, o que é muito mais rápido do que tentar descobrir as coisas por nós mesmos. Aqui estão as primeiras 10 pequenas bombas de conhecimento que, na minha opinião, levaram muito tempo para serem aprendidas.

1. O talento natural é um mito

Tiger Woods começou a jogar golfe quando tinha um ano de idade. A maior parte do que consideramos como talento natural, aquele que achamos que a pessoa nasceu com ele, é apenas o resultado de se ter começado cedo a praticar.

2. Para ficar bom em alguma coisa, você precisa amar o processo

As pessoas que são boas em criar músicas são aquelas que cantam escalas e fazem exercícios de aquecimento. As pessoas que são realmente boas no basquete são aquelas que gostam de fazer dribles e exercícios.

Os proprietários de negócios na internet bem sucedidos não gostam de ganhar dinheiro; eles gostam de fazer coisas como escrever artigos ou gerenciar campanhas publicitárias.

Todo mundo quer o resultado, mas para estar motivado a trabalhar para isso, dia após dia, você precisa aprender a se divertir um pouco do processo. E a dar o melhor de si.

3. Tanto negatividade quanto positividade podem estragar você

Se você é muito negativo, vai sentir medo em tentar, ficar preso a erros do passado e não vai ser uma pessoa bacana por estar por perto. Se você for muito positivo, ficará excessivamente confiante, deixará de pensar nos riscos dos seus planos e, constantemente, não dará importância a seus fracassos, sem aprender com eles.

Melhor ser esperançoso, mas também objetivo e realista. Antecipe como as coisas podem dar errado e faça planos de contingência. Analise seus fracassos e aprenda com eles, sem se chatear com isso.

4. Nunca desconsidere as coisas que você não entende

Se alguém disser “não entendo como alguém poderia gostar de X”, o que normalmente querem dizer é “X é uma coisa estúpida”. Mas, com certeza, sua falta de compreensão é um fracasso de sua parte. Toda vez que você perceber que está ignorando algo que não entende, faça um esforço para entendê-lo.

Sempre que você fizer uma pergunta retórica para a qual você não sabe a resposta, tente fazê-la como uma pergunta comum.

5. Fique à vontade sem ter uma opinião

É importante poder justificar suas opiniões, mas nem tudo é importante o suficiente para você investir em muita pesquisa. Demasiadas vezes, nos sentimos obrigados a ter uma opinião sobre todos os tópicos que nos são apresentados. Não faça isso.

Se alguém lhe perguntar a sua opinião sobre um tópico sobre o qual você não tenha pensado antes, não invente nada, mas admita que ainda não pensou sobre isso. Isso lhe dará a oportunidade de formar uma opinião bem informada mais tarde.

6. Não se preocupe com tudo

Aquilo com o que você se preocupa usa um pouco do seu suprimento limitado de energia mental. Muitas pessoas ambiciosas ou “socialmente conscientes” não conseguem entender isso – elas se preocupam com tudo e não realizam nada.

Pratique a apatia estratégica: reserve sua energia para um pequeno número de coisas importantes. Se isso ajudar, não pense nisso como apatia, mas sim como foco.

7. Sempre tenha apenas um ou dois objetivos nos quais você está se concentrando

Para fazer grandes melhorias em uma área da sua vida, você precisa trabalhar nessa área por pelo menos 20 horas por semana, por pelo menos três meses. 40 horas por semana durante um ano seria melhor. Você só pode fazer isso com um ou dois objetivos por vez.

Aliás, você pode e deve ter mais de dois objetivos de vida, mas aprenda a se concentrar em um ou dois de cada vez, enquanto prioriza os outros para mais tarde.

8. Ser moderado costuma ser uma desculpa para ser mediano

Você não adquire uma forma física incrível bebendo quantidades moderadas de álcool, comendo quantidades moderadas de fast food e se exercitando moderadamente algumas vezes por semana. Você não se torna um bilionário trabalhando 40 horas por semana.

Resultados extremos exigem esforços extremos.

9. Às vezes você tem que superar seus amigos

Infelizmente, quando você crescer, nem todos os seus amigos estarão crescendo com você. Além disso, seus amigos tendem a se encostar em você. Como tal, eles podem te puxar ou te segurar.

Pergunte a si mesmo: se eu não fosse amigo deles, gostaria de fazer amizade com eles? Eles são mais parecidos com a pessoa que eu quero ser ou com a pessoa que eu costumava ser?

10. Se você achar que seus amigos são mais populares que você, isso não é nada para se preocupar

Uma das coisas mais ridículas que as pessoas enfatizam é ??o fato de que a maioria de seus amigos parecem ser mais populares do que realmente são. A verdade é que a maioria de seus amigos parecem ser mais populares do que você devido a algo chamado o paradoxo da amizade.

Como as pessoas com mais amigos têm uma probabilidade maior de serem seus amigos, você será menos popular do que a maioria de seus amigos, mesmo que você tenha muitos amigos em geral. Isso nada mais é do que uma peculiar propriedade matemática das redes sociais, então pare de se preocupar com isso.

 

Gostou deste texto? É o que você também faria se pudesse voltar no tempo? Em breve publicaremos as próximas partes! Não deixe de compartilhar se achar que seus amigos, conhecidos e familiares também poderão se beneficiar dele.

Uma resposta em “40 coisas sobre a vida que eu gostaria de poder voltar no tempo e dizer a mim mesmo (parte 1)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *