Categorias
Sua casa

Como cuidar de plantas de interior

Cuidar de plantas de interior significa fornecer a ela o que precisa a longo prazo. Manter plantas de interior vivas é um ótimo sinal de responsabilidade pessoal.

Então, como cuidar de plantas de interior?

Manter uma planta viva exige fornecer a quantidade adequada de luz solar e água, bem como manter o solo com os nutrientes certos. Quanto de cada um dependerá de cada planta e o desequilíbrio poderá levar a planta à morte.

A chave aqui é pesquisar o que sua planta em particular precisa e descobrir a maneira certa de fornecê-la e como reconhecer os sinais de alerta de que algo está errado. Embora isso pareça simples, é preciso de um pouco de prática para acertar.

Como saber se uma planta está recebendo muita ou pouca luz solar?

As plantas precisam de luz para a fotossíntese e é assim que elas são capazes de produzir energia. Cada tipo de planta requer quantidades diferentes de luz.

Muita luz podem fazer algumas plantas ficarem com suas folhas queimadas, branqueadas e moles. Pouca luz e suas folhas tornam-se pálidas e murchas, ficando longas e finas em busca de uma fonte de luz ou, pior ainda, caindo completamente.

Plantas diferentes exigirão condições de luz diferentes e é por isso que é importante descobrir o que uma planta precisa e em que lugar em sua casa é melhor colocá-la. Plantas de pouca luz devem ser colocadas longe da luz solar direta, plantas de luz média devem estar em uma parte bem iluminada da casa e plantas de luz alta devem estar nos locais mais ensolarados.

Como saber se uma planta está sendo regada o suficiente?

Muita água é tão ruim quanto pouca água. Se uma planta é regada em excesso, as pontas de suas folhas ficam marrons, a base do caule fica macia e mole e ela pode desenvolver folhas amarelas que caem. Se uma planta estiver com pouca água, as folhas começam a enrolar, ficar marrom e quebradiças.

Como Salvar uma Planta Regada em Excesso (com Imagens)
Fonte: WikiHow

É por isso que é importante regar sua planta nos intervalos e na quantidade certa. Cada planta terá requisitos diferentes, mas uma boa medida para saber se uma planta precisa de mais água é sentir o solo. Se o solo estiver úmido, não precisará ser regado. Se o solo estiver seco, então, dependendo da planta, ele poderá precisar de mais água.

Quando se trata de garantir que suas plantas obtenham a quantidade certa de água, a drenagem é crítica. Por exemplo, se o solo no vaso estiver constantemente úmido, isso é um sinal de que a água não está drenando e pode levar à formação de raízes.

Dois truques para garantir uma drenagem adequada é encher a metade inferior do vaso com pedrinhas ou colocar filtros de café, o que incentivará a drenagem adequada. Também é importante despejar a água que se acumula na bandeja embaixo do vaso, pois deixar lá acumulando também não é bom para as raízes (e também para evitar o surgimento de mosquitos).

Veja o guia abaixo para te ajudar a identificar possíveis problemas:

Clique na imagem para amplicar

Como cuidar do solo?

A maioria das plantas de interiores devem ser plantadas em terra comum. As exceções seriam orquídeas, que precisam de mais drenagem e para as quais existem misturas especiais de orquídeas, e cactos e suculentas, que precisam de mais drenagem, para as quais a adição de areia ajudará.

Como fornecer nutrientes?

Adubação das plantas: como fazer e identificar carências nutricionais

Você deve fertilizar suas plantas periodicamente para garantir que estejam recebendo os nutrientes de que precisam. Um fertilizante geral para plantas de interior geralmente será suficiente, desde que tenha uma mistura de nitrogênio, fósforo e potássio.

Esses fertilizantes podem ser comprados na forma líquida, em bastão ou comprimido. Uma boa regra é fertilizar quando a planta está crescendo ativamente – geralmente durante a primavera – e lembrar que, como a água, fertilizantes em excesso são tão ruins quanto pouco fertilizante.

Plantas fáceis para iniciantes

Bambu da Sorte: O que é? Significado, preço, modelos e cuidados
Bambu da sorte

Algumas plantas de interior para iniciantes incluem aloe vera, sempre-viva chinesa, cacto de natal, bengala, planta de jade, bambu da sorte, planta de cobra e lírio da paz.

Embora esses nomes possam parecer desconhecidos para iniciantes, você provavelmente já os viu nas casas e apartamentos de pessoas que conhece.

Esses tipos de plantas podem prosperar em sua casa , desde que você faça um pouco de pesquisa para descobrir o que eles precisam e como prover a eles.

Depois de fazer isso, você estará no ótimo caminho de manter seu novo amigo vivo. E pense em como isso te trará satisfação.

Artigo escrito por Rachel Fairbank para o Lifehacker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *