Categorias
Sua mente

30 coisas para você começar a fazer por você mesmo – Parte 2

Estamos fazendo uma série de 3 posts trazendo 30 dicas para você fazer por você mesmo. Já publicamos a primeira parte com 10 dicas simples e rápidas que você pode fazer para deixar a sua vida melhor, mais leve, mais feliz, mais harmoniosa e tantas outras coisas boas.

A felicidade é um estado de espírito que somente é desenvolvido e alimentado graças às nossas atitudes.

Estamos fazendo uma série de 3 posts trazendo 30 dicas para você fazer por você mesmo. Já publicamos a primeira parte com 10 dicas simples e rápidas que você pode fazer para deixar a sua vida melhor, mais leve, mais feliz, mais harmoniosa e tantas outras coisas boas.

A felicidade não é inalcançável e nem pertencente a “poucos e bons”. A felicidade é algo que qualquer um pode usufruir, pois é só querer. A felicidade está dentro da gente e não em bens materiais, em um parceiro(a) perfeito ou no melhor emprego, etc. A felicidade é um estado de espírito que somente é desenvolvido e alimentado graças às nossas atitudes.

Continuando, abaixo você pode conferir mais 10 dicas valiosas para a sua vida, que você pode começar a praticar imediatamente:

11 – Acredite que você está pronto para o próximo passo: você já parou para pensar que o que você precisa para estar pronto é apenas acreditar nisso? Você tem tudo que precisa exatamente agora para dar um próximo passo, de forma lenta e realista. Então, aceite as oportunidades que aparecem no seu caminho como um indicativo que, sim, esse é o momento e você está pronto. E essas oportunidades aparecem como presentes, que irão ajudá-lo a amadurecer e se desenvolver. Quando o trabalhador está pronto, o trabalho aparece!

12 – Comece novos relacionamentos por razões certas: com o tempo, você irá preferir estar com pessoas da sua confiança, que sejam honestas com você e que refletem a pessoa que você quer ser, isto é, pessoas que contribuam positivamente na sua vida. Por isso, dê atenção às novas relações que você quer firmar para a sua vida. Escolha companheiros que você terá orgulho de conhecer, que você admira e que demonstram amor e respeito. Para isso, é importante prestar a atenção ao que as pessoas fazem, nas suas ações, pois são as ações de uma pessoa que irão demonstrar seu verdadeiro caráter.

13 – Dê chance às novas pessoas que você conhece: muitas vezes, é difícil manter amizades de longa data, por uma série de razões. As pessoas mudam, as circunstâncias mudam, assim como as prioridades na vida de cada um. Portanto, dê chance e aprecie a possibilidade de firmar novos relacionamentos, novas amizades e deixe-as entrar naturalmente na sua vida. Confie no seu julgamento. Abra-se a novos relacionamentos, sabendo que você está entrando em um território desconhecido. Mas fique atento para reconhecer e fique aberto às mudanças, pois assim você pode se dar uma chance de conhecer uma pessoa que talvez mude a sua vida para sempre, em diversos sentidos.

14 – Compita com uma versão mais nova de você mesmo: inspire-se em outras pessoas, aprenda com elas e aprecie essas trocas, mas jamais você irá conseguir crescer e evoluir se começar a competir com elas. A única pessoa que você deve competir é com você mesmo, com o melhor que você pode ser e o quanto você ainda quer crescer, seja pessoalmente ou profissionalmente. Olhe para a pessoa que você era e compare com o você de agora e perceba se houveram mudanças compatíveis com o seus objetivos de vida. Se for para ser melhor do que alguém, que seja melhor do que a pessoa que você foi ontem, que você deixa para trás dia após dia.

15 – Celebre a vitória das outras pessoas: note o que você admira nas outras pessoas e compartilhe com elas. Apreciar o quão incrível as pessoas ao seu redor são proporciona um clima harmonioso e positivo em seus relacionamentos. Por isso, é um gesto nobre ficar feliz pelas conquistas das outras pessoas, torcer por suas vitórias e se alegrar pelo seu progresso. Seja grato por essas bênçãos “alheias” que, mais cedo ou mais tarde, você irá ter isso de volta também. O que vai, volta. É dando que se recebe.

16 – Olhe para a fresta de esperança em situações difíceis: quando as coisas ficam difíceis, e você se sentir pra baixo, triste, pare um momento e respire fundo. Assim, você conseguirá melhor enxergar pequenos lampejos de esperança nesses momentos. Lembre-se que você irá conseguir sair desses momentos difíceis e, o melhor, sairá ainda mais forte. Nunca deixe de estar consciente das bênçãos e vitórias que você já conquistou, isto é, tudo aquilo que você conseguiu superar e conquistou na sua vida. Sempre foque naquilo que você tem na sua vida, no que você verdadeiramente é, e não naquilo que você não tem ou não conseguiu ter. Todos já ouvimos dizer que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Eu acredito que Deus (ou qualquer outra crença que você tiver) escreve por linhas retas sim, nós é que as entortamos. Por isso, aceite os momentos difíceis com clareza e coragem, sabendo que eles são necessários para o seu aprendizado.

17 – Perdoe você mesmo e os outros: todos nós, em algum momento, já fomos magoados, tanto por outras pessoas quanto por nossas próprias decisões. As dores nessas situações são normais e às vezes duram um bom tempo. Quando isso acontece, geralmente ficamos remoendo e remoendo essas decepções, deixando que a dor e a tristeza se estabeleçam na nossa vida. O único remédio é o perdão. Mas não o perdão da boca pra fora, e sim aquele que vem lá de dentro, do fundo do coração. Perdão não é algo que você pratica e sim algo que você sente. Porém o perdão nem sempre significa esquecer, mas sim que você está superando e deixando de lado essa dor, que só faz mal. Você deve tirar um aprendizado dessas situações, como sempre, e escolher seguir em frente com a sua vida.

 18 – Ajude os outros ao seu redor: importe-se com o próximo. Afinal, somos todos semelhantes, somos todos irmãos de uma mesma família. A ajuda pode vir de muitas maneiras, inclusive dando bons conselhos e guiando quem está precisando de um direcionamento. Amor e bondade não podem gerar nada mais além de amor e bondade. O que vai, volta. Ajudar os outros é um belo alimento para o coração e para a alma. Experimente!

19 – Escute a sua voz interior: se ajuda, discuta suas ideias com pessoas que são próximas a você, mas sempre procure, também, escutar o que sua intuição diz, o que aquela “voz dentro da cabeça” quer lhe dizer. Seja verdadeiro com você mesmo, diga o que você precisa dizer, e sempre faça o que sua mente diz e o que seu coração aceita.

20 – Preste a atenção ao seu nível de stress e faça pequenas pausas: tenha calma e reduza o ritmo. Respire, sempre. Faça exercícios de respiração, como respirar fundo pelo nariz e soltar calmamente pela boca algumas vezes, durante vários momentos do dia. Isso auxilia a relaxar os músculos, proporcionando mais oxigenação do cérebro e, consequentemente, mais clareza e controle na atividade mental. Permita-se tirar uma pausa de vez em quando. Quando você está muito ocupado, um breve recesso irá rejuvenescer sua mente e melhorar a sua produtividade. Essas pequenas pausas irão ajuda-lo a recuperar sua sanidade e refletir sobre suas ações, permitindo que você tenha consciência que está seguindo no caminho certo.

Se você leu as primeiras 10 dicas e acompanhou também esse post até aqui, não deixe de conferir a parte 3 desta série!

 

2 respostas em “30 coisas para você começar a fazer por você mesmo – Parte 2”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *