Categorias
Sua mente

30 coisas para você começar a fazer por você mesmo – Parte 3

Preparamos uma série com 3 posts abordando e trazendo dicas do que você pode fazer por você mesmo para transformar a sua vida, deixando-a mais feliz e leve. Conheça a parte 3!

O que você pode fazer por você mesmo para transformar a sua vida, deixando-a mais feliz e leve.

Com a correria dos dias atuais, temos hora para tudo, prazos preenchendo nossos minutos, trabalho, escola, família, amigos, filhos, compromissos sociais e uma série de infinitas atividades surgem dia após dia, quase sempre deixando um raro espaço para que possamos dedicar um tempo a nós mesmos. Dificilmente paramos para avaliar a nossa vida sob outra perspectiva: “O que estou fazendo certo?”, “O que estou fazendo errado?”, “Como posso remanejar meus compromissos para sobrar mais tempo para o meu cuidado pessoal?”. E, muito importante: “Como posso mudar?”.

Por conta desses questionamentos e muitos outros, preparamos uma série com 3 posts abordando e trazendo dicas do que você pode fazer por você mesmo para transformar a sua vida, deixando-a mais feliz e leve. O primeiro post você pode conferir aqui e a sequência, a parte 2, aqui.

Confira as 10 últimas dicas da nossa série:

21 – Seja gentil com você mesmo: se você não possui um amigo com quem você fala da mesma maneira que você fala com você mesmo, por quanto tempo você permitirá que essa pessoa seja sua amiga? A maneira com que você trata você mesmo estabelece a forma com que você tratará os outros. Você deve amar quem você é ou ninguém mais o fará. Os sentimentos que conseguimos expor para fora refletem muito o que está no nosso interior. Portanto, se você quer atrair respeito, amor, educação, simpatia, atenção, comece, primeiro, por você, para si mesmo e para os outros.

22 – Aprecie a beleza dos pequenos momentos: no lugar de ficar esperando que grandes coisas aconteçam na sua vida (casamento, filhos, promoção no emprego, ganhar na loteria…), procure a felicidade nas pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia. Pequenas coisas como, por exemplo: tomar um bom e calmo café da manhã, saborear uma gostosa refeição preparada em casa, o prazer de compartilhar algo que você aprecia com outra(s) pessoa(s), andar de mãos dadas com o seu/sua companheiro(a), e por aí vai. Apreciar esses pequenos prazeres durante o seu dia fará uma grande diferença na sua qualidade de vida. E quando você menos esperar, o seu coração estará em paz, o seu interior estará calmo, e as coisas grandes que você estava esperando naturalmente irão acontecer sem que você perceba.

23 – Aceite as coisas mesmo que elas não sejam perfeitas: lembre-se, a perfeição é inimiga do que é bom. Um dos maiores desafios para as pessoas que querem melhorar e melhorar o mundo onde vivem é aprender a aceitar as coisas com elas são. Às vezes, é melhor aceitar e apreciar o mundo como ele é, e as pessoas como elas são, no lugar de ficar tentando fazer tudo e todos conforme um ideal impossível. Claro, não é questão aqui de aceitar a mediocridade, “fazer de qualquer jeito”, mas aprender a amar e valorizar as coisas mesmo quando elas são ou ficam aquém da perfeição idealizada. Exigir perfeição em tudo é extremamente cansativo e desgastante emocional e psicologicamente. Seja mais leve…

24 – Trabalhe em direção aos seus objetivos todos os dias: lembre-se, a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo. Seja qual for o seu sonho, comece tomando pequenos e lógicos passos todos os dias para que ele se realize. Faça algo sempre! Quanto mais duro você trabalhar, mais sortudo você se torna. Enquanto muitas pessoas decidem, em certo momento durante o curso de suas vidas, que elas querem respostas para os seus chamados, somente poucas e corajosas pessoas estão trabalhando em cima dos seus sonhos, para que eles de fato “saiam do papel”. E trabalhar no seu projeto de vida significa ser devoto de forma consistente àquilo que se quer como um resultado final.

25 – Seja mais aberto a respeito de como você se sente: se você está machucado, dê a si mesmo espaço e tempo necessário para estar machucado, mas esteja aberto a isso. Converse e desabafe com as pessoas próximas a você. Diga a eles a verdade sobre como você está se sentindo. Permita que eles escutem. O simples ato de tirar as coisas do seu peito e estar aberto é o primeiro passo para começar a se sentir bem. É dividir o fardo. Colocar pra fora ameniza a situação e, inclusive, pode até mudar a perspectiva com que você estava a encarando. Não guarde tudo para você nem esconda a maneira como você está se sentindo.

26 – Assuma total responsabilidade pela sua própria vida: seja responsável por suas escolhas e erros, e esteja disposto a tomar as medidas necessárias para melhorá-las, sempre. Ou você assume a responsabilidade por sua vida ou alguém o fará. E quando o fizerem, você irá se tornar escravo de suas ideias e sonhos em vez de ser um pioneiro de você mesmo. Você é a única pessoa que pode controlar diretamente os resultados da sua vida, mesmo que não seja fácil. Cada pessoa possui os seus próprios obstáculos. Mas você deve assumir as responsabilidades pelas suas situações e superar esses obstáculos. Escolher não realizar isso é escolher uma vida de estar meramente existindo.

27 – Dê valor e atenção aos seus relacionamentos mais importantes: você pode trazer uma real e honesta alegria para a sua vida e à vida daqueles que você ama simplesmente dizendo-lhes o quanto eles significam para você. Você não pode ser tudo para muitas pessoas, mas pode ser tudo para algumas poucas pessoas. Decida quem são essas pessoas na sua vida e as trate com amor e carinho. Lembre-se, você não precisa de muitos amigos, mas precisa daqueles “poucos e bons” e que você tem certeza que o tratam da mesma forma.

28 – Concentre-se nas coisas que você consegue controlar: você não pode mudar tudo, mas pode sempre mudar algo. Desperdiçar o seu tempo, talento e energia emocional em coisas que estão além do seu controle é receita para frustração, miséria e estagnação. Invista a sua energia em coisas que você consegue controlar, e aja sobre elas sempre, tentando dar o seu melhor para aprimorá-las.

29 – Concentre-se na possibilidade de resultados positivos: a mente precisa acreditar que pode fazer alguma coisa antes de realmente fazer. A maneira de superar os pensamentos negativos e emoções destrutivas é desenvolvendo o oposto: emoções positivas que são mais fortes e poderosas. Preste a atenção nos seus pensamentos e substitua-os por aqueles que possuem uma frequência mais positiva. Independentemente de como a situação seja, concentre-se no que você quer que realmente aconteça e, em seguida, dê um passo positivo a frente. Não, você não pode controlar tudo o que acontece com você, mas pode controlar como você reage a essas situações. A vida de qualquer pessoa possui aspectos positivos e negativos. Mesmo que você não esteja feliz e bem sucedido a longo prazo, tudo depende dos aspectos que você se concentra e a forma como encara-os, se positiva ou negativamente, com medos e inseguranças. Faça da sua mente o que quer que ela atraia.

30 – Perceba o quão rico você é exatamente agora: Henry David Thoreau uma vez disse: “A riqueza é a capacidade de experimentar plenamente a vida”. Mesmo quando você está passando por momentos difíceis, é sempre importante manter as coisas em perspectiva. Você não foi dormir com fome na noite passada; você não dormiu na rua; você tinha opções do que vestir esta manhã; você mal suou hoje pois tem ar condicionado; você tem acesso à água potável; você tem acesso a cuidados médicos; você tem acesso à internet; você pode ler; e muitas outras coisas. Mesmo que a felicidade não esteja completamente em bens materiais, com certeza você pode se considerar, nesse momento, incrivelmente rico por ter acesso às essas coisas, por isso lembre-se de sempre agradecer pelas coisas que você tem na sua vida a todo momento.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que você possa começar a praticar aos poucos, uma a uma. E, quando menos esperar, a sua vida pode ter mudado incrivelmente e você nem teve “muito trabalho”. É só ajustar, mudar, alterar certas visões que você tem da sua própria vida e muitas maravilhas começarão a acontecer.

2 respostas em “30 coisas para você começar a fazer por você mesmo – Parte 3”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *