Categorias
Sua mente

Como Você Pode Ter Um Melhor Ano Novo Sempre

Um melhor ano novo pode vir com mais do que resoluções. Não acredite que tudo o que você precisa para mudar a sua vida é esteja apenas dentro de um plano.

Se a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente esperando resultados diferentes, então fazer resoluções para ter um melhor ano novo é uma forma segura de deixar você louco.

Faça algo diferente neste novo início de ano: não defina metas, não tenha resoluções de ano novo. Você não precisa disso para ter um melhor ano novo.

Se a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente esperando resultados diferentes, então fazer resoluções de ano novo é uma forma segura de deixar você louco. Eu fiz isso por anos, e não me trouxe nada.

Resoluções são sonhos e metas são um desperdício de tempo. Eles foram criados para fazê-lo acreditar que tudo o que você precisa para mudar a sua vida é um plano.

Mas os planos não funcionam. A vida é muito caótica e agitada. Para a maioria de nós é impossível manter uma lista de objetivos por mais de algumas semanas, para não dizer um ano inteiro.

Então como você pode mudar a sua vida? Como pode ter um melhor ano novo? Controle o que está ao seu alcance: seus hábitos diários, sua rotina diária.

A inutilidade dos planos

A maioria das coisas boas acontecem sem um plano: amizades, se apaixonar, encontrar um emprego e assim por diante. Se você quer fazer o seu novo ano valer, você precisa ser intencional – não estabelecendo metas, mas dando espaço em sua vida para o que realmente importa.

Foi assim que eu consegui entrar em forma, lançar um blog, treinar para uma meia-maratona, escrever um livro e manter o meu emprego, e ainda curtindo cada minuto disso.

A maioria dos sistemas e métodos de produtividade prezam por começar qualquer planejamento tendo em mente o seu fim e assim estabelecer as metas para chegar lá. Muitos são baseados na suposição de que, a fim de obter o que se deseja mais tarde, você tem que abrir mão do que quer agora. Você trabalha no plano, suporta a dor e vence.

Mas este não é o único caminho que você pode seguir.

Acabei de terminar um dos melhores anos da minha vida e foi quase completamente não planejado. Como eu fiz isso? Criando rotinas que eu realmente gosto de fazer. Eu não estava apenas com o olho, coração e mente fixos nos resultados finais, eu também gostei do processo de se chegar lá.

Este é o segredo para uma vida saudável e produtiva e para ter um impacto positivo no mundo. Crie hábitos bons, sustentáveis, que você goste, e você vai ter uma vida que se orgulha.

Ano Novo

Em vez de metas…

Existe uma alternativa ao estabelecimento de metas que irá te levar para mais perto da vida que quer. Concentre-se em algumas práticas, rotinas, que você pode desfrutar e realizar regularmente. O truque aqui é a consistência. Estes quatro me ajudaram a conseguir:

  • Levante cedo. Quando o mundo acorda, as distrações também. Se você se concentrar na criação de uma nova vida para si, você precisa encontrar tempo. A melhor maneira de fazer isso é trabalhar enquanto os outros estão dormindo. No início, eu não gostava de levantar antes do sol, mas eventualmente o meu corpo se ajustou e eu comecei a adorar este tipo de solidão.
  • Supere-se. O ditado “prometer menos e entregar mais” é uma farsa. Quem faz a diferença supera limites. Você pode fazer isso também dizendo “sim” a mais coisas do que você está acostumado. Você pode se surpreender com o que você realmente é capaz. Sua confiança vai crescer também.
  • Fale com estranhos. Relacionamentos são o que fazem o mundo girar. Isto se aplica à sua carreira, bem-estar pessoal e vida interior. Quando você conhece novas pessoas, você faz conexões que podem levar a todos os tipos de descobertas futuras. Mesmo quando não se sentir à vontade, apresente-se a novas pessoas. O pior que se pode ouvir é um “não”.
  • Pratique a generosidade. Doe o seu tempo, dinheiro, serviços e idéias. Quando você fizer isso, você terá muito mais do que você está doando. As pessoas vão aprender a confiar em você e, se você realmente ajudá-los, eles vão contar aos outros sobre você. Isto irá construir a sua reputação e aproximar pessoas. E como diz o ditado, “aqui se faz,  aqui se paga”.

Após um ano fazendo essas coisas, fiquei com uma vida que eu não poderia ter imaginado ou planejado. E eu me diverti muito fazendo isso. Então eu vou fazer tudo de novo, sem definir um único objetivo. Vou ter um melhor ano novo novamente.

O melhor ano novo de sua vida está ao seu alcance – se você estiver disposto a desistir da loucura dos planos e, em vez disso, concentrar na criação de novos hábitos. O primeiro passo é começar.

Jeff Goins ama estórias envolventes, que valem uma causa e que sejam doces de ler. Ele escreve desde muito cedo, mas apenas recentemente se auto-denominou um escritor e passou a acreditar que realmente é um. A tradução e adaptação dos seus textos é uma iniciativa do Viva mais verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *