Todos nós somos capazes de realizar grandezas. Então qual o motivo da nossa mente humana insistir em lançar uma contínua sombra de dúvida sobre os nossos sonhos? Por que parece que estamos sabotando o nosso próprio sucesso por meio de ações que, deliberadamente, entram em conflito com o que realmente queremos? A resposta certamente não é simples, mas se seguirmos esses pensamentos negativos por todo o seu caminho até a sua causa raiz, encontraremos uma grande quantidade de medo e um senso de baixa auto-estima.
Chega a ser sombrio, não é mesmo? Mas tenha certeza de que o medo pode ser controlado e a nossa auto-estima pode ser trabalhada através de algumas mudanças simples em nossos padrões de pensamento, atacando os pensamentos negativos através de mudanças na nossa forma de pensar. Abaixo estão alguns pensamentos negativos comuns, auto-destrutivos, e como transformá-los em pensamentos bons e mais encorajadores, positivos, e que nos farão nos sentir melhores.
3 Pensamentos Negativos que Sabotam Seu Sucesso e Como Mudá-los
Pensamento Negativo 1: “Eu não sou bom o suficiente, então eu não deveria nem tentar.” – É claro que você não é bom o suficiente, ainda. A verdadeira grandeza, para ser bom o suficiente, requer muita prática. Pode ser doloroso e desanimador perceber que precisamos melhorar muito para chegar no nível que vemos nas pessoas que admiramos. Mas não devemos parar. Devemos sempre seguir em frente buscando melhorar.
Um escritor às vezes evita escrever novos textos apenas porque eu não quer ver as frases estranhas, mal formadas, que vêm antes do trabalho refinado. Mas todo escritor, quando lê o seu trabalho mais recente, sabe que aqueles trabalhos iniciais fizeram parte da sua evolução e que eram necessários para desenvolver seu talento.
Portanto, este pensamento deve se transformar em:
Eu devo sim tentar, para que eu possa me tornar melhor.
Pensamento Negativo 2: “É tarde demais para eu correr atrás do meu sonho.” – É fácil pensar que a nossa “janela” de oportunidade já passou e pode ter sido perdida para sempre. Eu olho para trás, para os 4 anos que passei na faculdade, e penso sobre a liberdade e a oportunidade que tive para desenvolver meu talento. Agora eu tenho 31 anos, com 2 crianças jovens e pouquíssimo tempo para correr atrás do meu sonho.
Mas sabe que o que eu não tive quando estava na faculdade? O discernimento para saber o que realmente pretendo fazer com a minha vida e a maturidade para saber que vou precisar de muito trabalho duro. Depois de anos achando que o sucesso viria fácil ou que um dia iriam apenas “me descobrir” e pronto, eu finalmente tenho a sabedoria que eu preciso e uma clara visão do caminho realista que preciso percorrer para alcançar meus objetivos. Eu só tenho algumas horas por dia para trabalhar com meu sonho, mas pelo menos eu sei para onde ir, que caminho seguir. Não importa se você tem 31 ou 101 anos. Nunca é tarde demais para começar algo. O tempo que perdemos refletindo sobre o desperdício de tempo pode ser gasto justamente para alcançar nossos objetivos.
Portanto, este pensamento deve se transformar em:
É hora de seguir em frente. Agora.
Pensamento Negativo 3: “Eu não mereço felicidade e sucesso.” – Aqui está um fato um pouco engraçado sobre a felicidade verdadeira: A maioria das pessoas na verdade tem medo dela. Talvez seja porque temos medo de que muito sucesso ou felicidade significa algum infortuno iminente e inevitável, que algo muito ruim está para acontecer. Pensamos que, em algum momento próximo, iremos perder tudo, que estamos prestes de perder tudo. Talvez o sofrimento seja um lugar mais seguro para algumas pessoas, porque isso significa que elas não podem ficar mais para baixo uma vez que elas já estão para baixo. Quando estamos nos sentindo pra cima e felizes, ficar para baixo e triste parece muito mais assustador e mais doloroso.
A verdade é: você vai ter altos e baixos. Mas, à medida que você trabalhar e se esforçar mais, você terá mais momentos felizes e se sentindo pra cima, e você ainda vai aprender a lidar melhor com sua tristeza. Precisamos ter a ciência que muitas pessoas bem sucedidas se recuperaram de momentos absurdamente tristes.
Portanto, este pensamento deve se transformar em:
Eu sou digno de felicidade e sucesso. Eu mereço ser feliz e bem sucedido.
Todos nós começamos por baixo e o topo pode parecer impossivelmente longe quando você deixa que o medo e a insegurança controlem seus pensamentos e ações. Quando você aprender a reconhecer pensamentos negativos autodestrutivos como sendo mentiras improdutivas, sua auto-estima terá espaço para crescer e florescer.
Haverá sempre uma voz pequena dentro de você que sussurra “Você não é bom o suficiente“, mas eu sei que você tem a força necessária para ignorar esta voz de auto-sabotagem e seguir em frente, firme e forte.
Por Ivy Shelden, uma escritora autônoma e fundadora do The World Is Yours, um blog dedicado a ajudar as pessoas a entrar em contato com o seu livre-arbítrio e o poder de criar suas próprias vidas.