Categorias
Sua mente

Você Deve Parar de Fazer Essas 5 Coisas Para Ser Mais Produtivo

Quando você é seletivo com seus esforços, você pode começar a viver e trabalhar da forma que dá mais valor para a sua vida. Você será mais produtivo.

Você Deve Parar de Fazer Essas 5 Coisas Para Ser Mais Produtivo
Por Melissa Chu e publicado originalmente no Entrepreneur

Em um mundo onde tudo se move em um ritmo muito rápido e as pessoas perdem a paciência depois de esperar por apenas cinco segundos, parece que há mais e mais tarefas que precisamos resolver imediatamente. Precisamos responder a um e-mail urgente, terminar um projeto no final da semana e, claro, passar algum tempo com amigos e familiares – se sobrar tempo.

Quanto mais trabalho temos em nossa frente, mais fácil é entrar em um estado de espírito frenético. Nossos cérebros podem ficar exaustos e acabamos trabalhando em tarefas sem importância ou prioridade simplesmente porque eles estão na frente de nós.

O interessante sobre ser mais produtivo, porém, é que se trata, na verdade, de ser seletivo sobre o que você faz, não acumulando tarefas.

Aqui estão algumas coisas que você deve parar de fazer se você quiser ser mais produtivo:

1. Pare de tentar fazer tudo de uma vez.

Você já viu aquelas pessoas que correm por aí tentando fazer um monte de tarefas e se estressando? Elas estão puxando os cabelos, correndo de um lugar para outro e mal tendo tempo para respirar. É como se estivessem tentando fazer tudo e acabam entrando em pânico.

Eu costumava pensar que pessoas assim faziam mais. Até que eu vi seus resultados. Eu percebi que tentar fazer tudo o impede de ficar realmente bom em qualquer coisa.

Se você quer se tornar um especialista em algo, precisa dizer não a outras oportunidades. Pelo menos por agora.

Por exemplo, uma das melhores tenistas do mundo, Serena Williams, tem sua própria linha de roupas. Mas quando ela começou, ela concentrou toda a sua energia em se tornar a melhor jogadora de tênis feminina. Seu negócio veio depois.

Torne-se o melhor em uma área e, em seguida, abrace outros caminhos.

2. Pare de microgerenciar tudo.

Microgerência é um problema comum em perfeccionistas que necessitam fazer tudo da sua maneira. Eles tendem a observar o trabalho de outras pessoas e tentar corrigir as coisas o tempo todo. A pior parte sobre microgerência é que as outras pessoas se sentem sufocadas. Elas se sentem desvalorizadas porque seu trabalho não é respeitado.

Em vez de olhar para todos os detalhes, tente concentrar-se mais no quadro geral. Afrouxe as rédeas para dar aos outros algum poder de decisão, até certo ponto. É melhor para sua saúde e bem-estar.

Quando você aprender a se desapegar de algumas coisas, você vai perceber que pode realizar seus objetivos mais importantes e ser mais produtivo.

3. Pare de ficar improvisando.

Lembra na escola quando teve que fazer apresentações em grupo? Sempre tinha aquele colega que ficava vermelho e dizia “Eu vou improvisar!”. Normalmente esse colega não apresentava o melhor trabalho. Se apresentou, a pessoa não estava realmente improvisando.

Pessoas de alto desempenho são proativas ao invés de reativas. Eles se preparam implacavelmente e praticam diariamente para que, quando chegar a hora, seu desempenho seja impecável.

Se você quer ser bom, não improvise. Pratique para o grande momento.

4. Pare de não se dar tempo.

Um erro comum é achar que as pessoas bem sucedidas trabalham dia e noite, sem parar. Que elas não tem tempo para diversão ou jogos. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Pessoas criativas e inovadoras muitas vezes precisam de tempo livre para explorar e serem curiosos. Ao se dar tempo para relaxar, elas podem refletir sobre os obstáculos que tem pela frente e enxergá-los de uma forma diferente. Isso pode acontecer mesmo se você estiver se divertindo com outras pessoas ou tirando uma soneca após uma sessão de brainstorming cansativa.

A própria Arianna Huffington disse que o sono é o segredo do sucesso:

Eu estudei, encontrei-me com médicos, cientistas e estou aqui para lhe dizer que o caminho para uma vida mais produtiva, mais inspirada e mais alegre é… dormir o suficiente.

Muitas vezes pensamos que não ter tempo para descansar é um emblema de honra que usamos orgulhosamente. Em vez disso, devemos pensar em ter mais horas de sono para nos reenergizar, tornarmos mais feliz e sermos mais produtivos.

Trate seus níveis de energia como uma conta bancária. Use seus esforços sabiamente e não se esqueça de descansar quando você sentir que você encontrou um obstáculo ou não pode pensar claramente.

5. Pare de pular as refeições achando que assim irá produzir mais.

Um amigo se gabou para mim outro dia dizendo que ele tinha trabalhado por 18 horas, sem parar. Ele revelou que frequentemente se esquece de comer porque está muito ocupado.

Por outro lado, tenho um outro amigo que sempre dorme bem e cozinha sua própria comida. Ele tem tempo livre para praticar esportes e passar tempo com as pessoas que ama em sua vida. Adivinha quem foi mais produtivo no final do dia?

Pular refeições reduz seus níveis de energia e concentração, o que faz você desempenhar pior e produzir menos ao longo do dia. Fazer isto também aumenta as chances que você opte por comidas tipo fast food, que não são nada saudáveis.

O paradoxo da produtividade.

Vemos a produtividade como sendo “fazer e realizar mais”, o que na verdade significa gastar mais tempo e esforço em nossas tarefas. Mas é exatamente o oposto. Para conseguir mais, você precisa se concentrar em menos.

Gaste sua energia nos objetivos que mais importam. Dedique mais tempo para relaxar. Quando você é seletivo com seus esforços, com seu tempo, você pode começar a viver e trabalhar da forma que dá mais valor para a sua vida. Você será mais produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *